5 equipamentos para alugar em sua obra


05/11/2018 -

Durante uma obra, diferentes equipamentos são necessários para proporcionar as condições que são demandadas durante a construção e também para atender requisitos referentes à segurança e outros fatores que tornam a obra mais eficiente e produtiva.

Conhecer quais equipamentos são necessários para viabilidade e segurança da obra e quais as aplicações de cada um é fundamental.

Quais equipamentos alugar para obras na construção civil?

Para que a construção apresente melhor custo-benefício é vantajoso optar pela locação de alguns itens, de forma a garantir o uso das estruturas adequadas e seguras. Conheça a seguir 5 equipamentos que podem ser alugados e quais os usos de cada um deles.

1. Andaimes

Os andaimes são estruturas necessárias para qualquer tipo de trabalho realizado em locais altos, de forma que o operador possa trabalhar com mais segurança e praticidade. Eles são indicados para construção, pintura, reparos, manutenção, limpeza e outras funções.

O andaime multidirecional, por exemplo, permite que os módulos sejam encaixados para proporcionar bastante segurança aos profissionais da construção civil, ao mesmo tempo em que garante mais praticidade e flexibilidade, pois a estrutura pode ser montada de forma a melhor atender as demandas da construção.

2. Escoras

As escoras são equipamentos utilizados em qualquer tipo de obra que utilize concreto e esse não esteja diretamente sustentado por outra estrutura ou no solo, de forma que elas ajudam a amparar a construção até que o concreto esteja devidamente resistente e fixo, evitando desabamentos, rachaduras ou outros danos na estrutura.

O uso das escoras, não só está diretamente relacionado à maior segurança das obras na construção, mas também com a própria viabilidade do projeto, uma vez que até que a concretagem esteja corretamente acomodada, é necessário manter essas estruturas, além de colaborar com a sustentabilidade, pois as mesmas substituem elementos de madeira.

O tempo no qual as escoras devem ficar alocadas vai depender de diferentes fatores, como as características do projeto, clima, localização e outros.

3. Tubos

Os tubos têm diversas aplicações no canteiro de obra da construção civil, sendo um equipamento com uso flexível de acordo com a necessidade do empreendimento. Por exemplo, ele pode ser usado para compor os andaimes em obras de maior porte.

Eles também servem para funções como escoramento e contraventamento de algumas estruturas, tornando-as mais rígidas e estáveis, o que proporciona maior segurança para os profissionais que atuam no canteiro de obras.

4. Braçadeiras

As braçadeiras em construção civil são usadas com o objetivo de reforçar os encaixes, sendo essenciais para melhorar a qualidade e a segurança da obra. Esses equipamentos podem ser de ferro, grampos de alumínio, cobre ou outros materiais, sendo usados para reforçar as juntas em estruturas de madeira ou ferro.

Por exemplo, um dos usos das braçadeiras é nos andaimes, sendo alocadas nas juntas dos tubos com a intenção de fixá-los melhor e permitir que os trabalhadores tenham maior segurança.

5. Escadas de acesso

As escadas de acesso metálicas consistem em estruturas desenvolvidas com o objetivo de facilitar a mobilidade dentro do canteiro de obras, garantindo a instalação de escadas opostas e paralelas e fácil acesso às estruturas necessárias, como os andaimes.

Optando por escadas de acesso desenvolvidas com foco nas demandas da construção civil, garante-se que haja maior flexibilidade na adoção desses equipamentos, além de garantir o cumprimento das normas de segurança para os profissionais.

O aluguel dessas estruturas de acesso garante ainda a redução no tempo de montagem das mesmas e também maior produtividade no canteiro de obras devido à facilidade de manuseio e mobilidade que esses equipamentos ajudam a promover.

A opção pelo aluguel dos equipamentos necessários à obra é sempre mais vantajosa por garantir que a empresa terá as estruturas que precisa pelo tempo demandado, com investimentos mais acessíveis e pelo bom estado de conservação desses itens, que aumenta a segurança durante o uso. As empresas locadoras que são especializadas neste tipo de serviço, garantem a qualidade dos materiais , orientando o correto uso dos mesmos, por meio de projetos e assistência técnica.

5 equipamentos para alugar em sua obra