Aluguel de andaimes é um bom negócio?


03/05/2018 -

Aluguel de andaimes é um nicho que tem se tornado cada vez mais popular, mas esse tipo de investimento compensa?

É um bom negócio alugar esses materiais de empresas que se propõe a entregar andaimes de diversos modelos diferentes?

Bem, sabe-se que os andaimes são estruturas indispensáveis na construção civil, mas compra-los pode representar um investimento razoável, acima de tudo para quem deseja fazer uso do equipamento uma única vez. É por isso que o aluguel de andaimes tem feito tanto sucesso entre os empreendimentos no setor de construção.

Como funciona o aluguel de andaimes?

O aluguel de andaimes se trata de um acordo entre empresa fornecedora e cliente. Este documento é feito dentro das normas que garantem a segurança do trabalhador, e estas são as regras que estabeleces que, as estruturas podem ser fornecidas pelo tempo necessário para a conclusão do trabalho.

As agências reguladoras do setor, no entanto, também exigem que as empresas fornecedoras dos andaimes, tomem algumas medidas para garantir a integridade do material, bem como as vistorias periódicas.

O interessado deve procurar a empresa fornecedora e disponibilizar os detalhes sobre o trabalho que será desenvolvido, a fim de receber instruções sobre os tipos de andaimes necessários, caso tenha alguma duvida, afinal existem diversos modelos, cada um elaborado para um determinado tipo de trabalho.

Andaimes, por que é mais interessante alugar do que comprar?

Como dito anteriormente, quando as empresas oferecem o serviço de aluguel de andaimes, elas seguem regras rígidas de armazenamento e vistoria. E são essas medidas que transformam os andaimes alugados, em estruturas muito mais seguras do que os de propriedade individual, que muitas vezes permanecem guardados por longo tempo, sem uso, nem manutenção, comprometendo sua estrutura e consequentemente a segurança do trabalhador.

Sendo assim, na ponta do lápis, o aluguel de andaimes pode sim ser mais interessante do que a compra desse material.

Como fazer do aluguel de andaimes uma estratégia de sucesso no seu empreendimento?

O aluguel de andaimes é prático, tem custo significativamente mais baixo, e também representa mais segurança para os profissionais envolvidos na obra, mas para que o aluguel de andaimes seja de fato um acerto indiscutível no seu empreendimento, é importante que o responsável não deixe de prestar atenção no planejamento de uso dessas estruturas.

Isso porque em muitos casos, após o início da construção, percebe-se que pode haver a necessidade de injetar mais capital em equipamentos. Por isso, para acertar desde o início, siga essas dicas básicas e evite gastos indesejáveis no futuro:

    Elabore um projeto detalhado, que leve em conta todos os tipos de andaimes necessários. Invista em pessoal treinado para a realização da montagem. Prefira fornecedores que ofereçam garantias de segurança como visitas técnicas, ART de projeto etc. Trate sobre as compensações desde o contrato, para evitar surpresas caso haja avaria dos materiais. Evite o extravio de peças ou a deterioração delas, planejando um local de armazenamento que seja protegido contra sol e chuva.

Como vimos, alugar andaimes pode ser de fato interessante, mas é essencial não se esquecer de contratar pessoal especializado na hora de pôr em prática o trabalho em altura.

Aluguel de andaimes é um bom negócio?