Por que o aluguel de equipamentos garante a segurança do trabalhador na obra


15/11/2017 - Pashal

A segurança do trabalho na construção civil é uma das maiores preocupações entre todos os envolvidos em canteiros de obra. Seja por falta de treinamento ou pelo uso inadequado de equipamentos de proteção, inúmeros acidentes acabam colocando em risco a integridade dos trabalhadores.

Existem normas e legislações regulamentadoras que impõem às empresas de construção civil o estabelecimento de regras de conduta, uso de equipamentos de proteção e outras medidas preventivas a fim de se evitar acidentes de trabalho nos canteiros de obra.

A locação de equipamentos para a construção civil tem se tornado uma tendência por constituir uma alternativa segura e prática para construtoras, profissionais autônomos e até mesmo pessoas que queiram realizar reformas na própria residência.

Vejamos algumas vantagens do aluguel de equipamentos na obra e a importância para a segurança do trabalhador.

Manutenções periódicas

Uma das maiores vantagens da locação de equipamentos para as locatárias é o fato de que a manutenção e os reparos são feitos, via de regra, pelas locadoras. Assim, é mantida a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obra sem a necessidade de pausa das atividades para trocas ou substituições de maquinários e outros itens.

Além disso, na montagem ou desmontagem de alguns equipamentos, como andaimes (que geralmente são locados), é fundamental contar com mão-de-obra qualificada para garantir que a instalação seja realizada corretamente, a fim de garantir a segurança de sua utilização.

Aumento da produtividade

O aluguel de equipamentos e maquinários para obras é a melhor solução para aumentar a produtividade e otimizar o cronograma de execução da construção sem que se abra mão da qualidade e do atendimento às normas de segurança.

Vale ressaltar que o fato das manutenções não serem feitas no canteiro de obra aumenta por si só a produtividade do funcionário, uma vez que o isenta de ter que parar um serviço para realizar a manutenção de algum maquinário.

Redução de riscos

Comprar equipamentos e maquinários para a construção civil pode representar algumas desvantagens como: aumento das despesas com inspeção, logística, transporte e armazenamento, custos com a permanência de ferramentas sujeitas a passar por um longo período de inatividade dependendo do cronograma da obra, depreciação de maquinário e equipamentos, entre outras.

Por que o aluguel de equipamentos garante a segurança do trabalhador na obra