Por que optar pelo aluguel de equipamentos ao invés de comprá-los?


11/12/2017 - Pashal

É comum que no meio da construção civil haja certas dúvidas no tocante à locação ou compra de equipamentos, afinal, há alguns materiais que são frequentemente usados nos canteiros de obras. Embora a tentação da compra seja grande, é preciso avaliar a questão com cuidado, pois muitas vezes a facilidade e a praticidade escondem certos reveses.

O que devemos analisar na hora da optar pelo aluguel de equipamentos?

No momento de escolher se a empresa deve alugar ou comprar máquinas e equipamentos, é preciso analisar diversos fatores tais como a frequência de uso, a disponibilidade de um espaço para armazenamento, a duração do trabalho, etc. Tendo em conta todas estas questões, torna-se mais fácil de verificar se o volume de trabalho será suficiente para sustentar os gastos associados à compra ou se é mais barato alugar equipamentos.

Antes de escolher uma opção ou outra é preciso pensar se:

·         A empresa tem recursos para a compra e manutenção de insumos.

·         Frequência de uso dos equipamentos após a finalização do projeto.

·         Especificidade dos materiais, equipamentos e ferramentas a serem adquiridos.

·         Uso justifica a aquisição.

Após considerar as questões acima, o gestor já estará preparado para considerar a compra ou locação.

Normalmente, quem reflete acerca do assunto, acaba inclinando a sua decisão para o lado da locação pelos seguintes motivos:

1.    Economia de investimento e manutenção

Estas máquinas e equipamentos de uso na construção civil acabam sendo bastante caros. Isso sem mencionar as revisões permanentes que precisam ser feitas a fim de conferir segurança.

2.    Sem gasto com armazenamento

A locação possibilita que a empresa use os equipamentos enquanto necessita. Após o seu uso, eles são entregues à empresa fornecedora.

3.    Máquinas sempre revisadas e prontas para o trabalho

Outra vantagem proporcionada pelo aluguel de equipamentos é a possibilidade de ter sempre a disposição máquinas em condições de trabalho. Isto quer dizer que tanto em termos funcionais quanto no que se refere à segurança do trabalhador, as máquinas estão sempre a postos.

4.    Aluguel de equipamentos de alta tecnologia

O custo envolvido na compra deste tipo de equipamentos é muito alto, por isso, a locação torna-se uma alternativa agradável. A renovação da frota feita de maneira frequente, assegura que os equipamentos sejam de ponta e proporcionem ótimos benefícios aos usuários.

Visto o exposto, percebe-se que a locação de equipamentos ainda é mais vantajosa para a compra. Isto é especialmente atraente quando a empresa não tem intenções de fazer novas obras.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Entre em contato e obtenha mais informações sobre as vantagens envolvidas no aluguel de equipamentos.

 

Por que optar pelo aluguel de equipamentos ao invés de comprá-los?