Andaimes modulares apresentam segurança a fachadas


12/04/2018 -

Pouca gente sabe, mas os andaimes modulares podem ser usados não apenas na construção civil, como também podem ser muito bem aproveitados em outros setores como na indústria, offshore e eventos, por exemplo. A seguir, veja algumas funções que os andaimes modulares podem desempenhar de maneira segura e eficiente:

  • Montagem e manutenção industrial
  • Palcos e arquibancadas
  • Trabalho em forros
  • Trabalhos em fachadas

Como se pode perceber, os andaimes modulares são as mais famosas e úteis estruturas para quem valoriza a segurança sem perder a versatilidade. E não é à toa que este tipo de equipamento vem sendo usado há décadas, e com um baixíssimo índice estatístico de acidentes.

Isso porque já há no mercado todos os acessórios necessários para que se possa trabalhar com segurança. E o fator que mais favorece a escolha desse equipamento é sem dúvida a capacidade de adequação dos módulos ao trabalho nos ambientes mais diversos, inclusive onde há interferências.

As vantagens de contar com um andaime modular no trabalho em fachada.

Pode ser complicado realizar trabalhos em ambientes como as fachadas, principalmente quando as execuções de reforma acontecem em uma edificação que está em uso. Ou seja, quando o prédio ou o acesso a ele, não foram interditados. Nessa situação, pedestres e trabalhadores podem acabar sendo expostos a riscos já que as pinturas, instalações elétricas e trabalhos de alvenaria exigem que o profissional se mantenha concentrado o tempo todo.

Assim, os andaimes modulares podem ao mesmo tempo permitir que esse trabalhador se sinta seguro, para poder manipular os instrumentos sem a preocupação de atingir pedestres e sofrer acidentes.

É por isso que além dos andaimes modulares, é preciso dar atenção também aos acessórios necessários, como os rodapés e guarda corpo. Para acessar existem dois tipos de escadas, sendo a escadas tipo marinheiro ou a escada de acesso interna, com alçapão.

Como aumentar a segurança do andaime no trabalho em fachadas?

Andaimes por si só já são estruturas prontas para proporcionar total segurança ao trabalhador, cada uma das peças é feita em material resistente, dentro das medidas exigidas pelas normas da ABNT. Mas é preciso que o profissional de altura fique atento á fatores como a utilização adequada dos EPIs e a realização de cursos preparatórios para o trabalho em altura.

Nessas especializações, os profissionais recebem todo o treinamento para aplicarem os recursos protetores de maneira adequada.

Também deve haver vistoria regularmente nos ambientes onde estejam sendo realizados trabalhos em altura. Essas vistorias precisam ser diárias, e realizadas por um engenheiro ou profissional especialista em segurança do trabalho, que esteja familiarizado com todas as regras da ABNT para o setor.

Outro ponto importante é lembrar que o andaime precisa estar ancorado na edificação, caso seja muito alto, para evitar oscilações, e igualmente importante é o nivelamento dos postes.

Mais do que isso, lembre-se de que as braçadeiras são peças essenciais que precisam receber toda a atenção para garantir que estejam instaladas corretamente, e que não tenham sofrido danos no trabalho ao longo do período.

O investimento vale a pena?

Os andaimes modulares são estruturas muito seguras e por incrível que pareça, baratas. Alugar ou adquirir esses equipamentos frequentemente custa menos do que o valor investido em trabalho profissional, por exemplo, e a manutenção das peças é bastante simples.

Ainda assim, as empresas costumam alugar estes equipamentos, porque pode ser interessante contar com o respaldo dado pela fornecedora, com deslocamento, manutenção e acompanhamento técnico, por exemplo.

Porque no fim das contas, segurança é coisa séria e não dá para negligenciar os cuidados com os andaimes de uma obra. Essas instalações são tão importantes quanto o próprio cimbramento da construção. E depende delas, todo o bom andamento do trabalho.

Andaimes modulares apresentam segurança a fachadas