Cimbramento é o mesmo que escoramento?


14/02/2018 - Pashal

Tem muita confusão entre os profissionais do segmento de construção quando o assunto é cimbramento. Primeiro porque a palavra quase não é usada pela maior parte das equipes envolvidas na área, e segundo porque, com frequência, não se abordam as particularidades do cimbramento de maneira detalhada.

Mas se você é daquelas pessoas que sempre ficam na dúvida sobre se podem ou não chamar o escoramento de “cimbramento” e vice-versa, os seus problemas acabam agora. Afinal, nós vãos esclarecer todos os aspectos que diferenciam o termo, para que a sua dúvida seja esclarecida de uma vez por todas.

Os detalhes do cimbramento

cimbramento é o nome dado ao conjunto de estruturas que servem para suportar o peso do concreto fresco, até que ele seque e possa se sustentar sozinho. Ou seja, todo o conjunto que envolve o escoramento e a criação de bases e travas, se chama: cimbramento.

Logo, o cimbramento inclui escoramentos de sapatas e vigas, lajes e outras estruturas como escadas de concreto, por exemplo. Por isso, é mais aconselhado dizer que o cimbramento está pronto, quanto todos os escoramentos estão preparados para receber o peso.

Isso seria o mesmo que dizer que: “As fundações estão preparadas”, quando todas as canaletas e brocas foram niveladas e cavadas. Perceba assim que, um escoramento pode estar terminado, mas se todos os pontaletes não estiverem travados, se todas as tábuas não estiverem pregadas, o cimbramento ainda não foi completado.

O que é um bom cimbramento?

Pode ser considerado um bom cimbramento, a estrutura capaz de sustentar uma grande quantidade de peso, sem ceder nem apresentar deterioração.

Para estabelecer um cimbramento de qualidade, prefira usar pontaletes de eucalipto, que são baratos e resistentes. Outras medidas necessárias estão ligadas ao respeito as especificações relacionadas a distância dos equipamentos necessários para o cimbramento.

Para as tábuas, o melhor é uma distância de, no máximo 1,20, para os pontaletes, esse numero é reduzido para 80 cm. Mas pouco adianta um bom material de suporte, sem que o colaborador tenha a experiência necessária para realizar esse trabalho importante. Todas as medidas precisam ser cuidadosamente respeitadas e economizar na quantidade de madeiramento pode ser um erro grave. Também e é essencial não descuidar da segurança nessa fase, empregando o uso de todos os EPIs recomendados.

A importância de um bom cimbramento

O cimbramento segura tudo, e o peso do concreto não é pouca coisa. Por isso, um cimbramento mau feito, pode representar um risco de queda da estrutura no futuro.

  • Faça o seu cimbramento com muita paciência, cuidado e experiência. E se necessário, reforce as estruturas nas emendas.
  • Atenção para a solidez do piso, afinal o peso pode fazer o madeiramento afundar.
  • Trave todas as bases para que a madeira não se oscile.
  • Se o técnico da empresa fornecedora de concreto recomendar algum ajuste nas estruturas, faça-o o quanto antes.
  • Espere o tempo adequado para a cura do concreto antes de retirar o cimbramento.
  • Na ocasião da retirada, tenha paciência e prefira usar equipamentos de segurança como o capacete e óculos.

Agora que você já sabe o que é cimbramento e escoramento, é só arregaçar as mangas e se preparar para esse trabalho tão importante.

Cimbramento é o mesmo que escoramento?