Como acertar na medida dos tubos para andaimes


11/01/2018 -

Não é à toa que os andaimes tubulares são os mais usados nas etapas iniciais, e por vezes até na fase de acabamento da construção civil.

Esses equipamentos podem ser montados com relativa facilidade, suportam uma quantidade razoável de peso, e ainda resistem bem por longos anos, desde que se observem as regências de segurança estabelecidas pelas portarias que regulamentam o setor.

A conhecida norma N18, por exemplo, estabelece que essas estruturas não podem ser sobrecarregadas, uma vez que todos os tubos , e cada detalhe da montagem, é elaborado para atender a uma quantidade exata de esforço.

De modo que caso a sua obra exija uma resistência maior dos andaimes, por causa da altura, por exemplo, é preciso entender exatamente a medida dos tubos para andaimes, que deverão compor a estrutura.

As especificações desse material podem variar de acordo com o tipo de trabalho a que se destinam, a estrutura geral da edificação e até a compleição total do andaime que será montado.

E é por isso que sempre existe a dúvida em quem precisa alugar ou comprar um equipamento como esse. Afinal, como escolher a medida certa para os tubos de andaime, já que essas especificidades variam tanto.

É preciso experiência para escolher os melhores tubos

As medidas dos tubos para andaime variam tanto justamente para garantir que os profissionais tenham total amparo em todas as situações. Então para saber exatamente que tipo de tubos a sua obra exigirá, é interessante entender em que fase do trabalho se está e qual a altura total da sua edificação.

Também é preciso fazer as medições da obra cuidadosamente e leve-as em consideração na elaboração do projeto de andaime. Sem esse cuidado, pode-se adquirir um material inadequado, e assim corre-se o risco de comprometer a qualidade do trabalho, e a segurança dos seus colaboradores. Sem contar no risco de receber multas por inadequação.

Para evitar isso, escolha parcerias de sucesso. As maiores empresas fornecedoras de equipamentos como esses, disponibilizam esse serviço no momento de atendimento, portanto, consulte um profissional especializado na segurança do trabalho e siga as normas para a elaboração de estrutura para trabalhos em altura.

Outros cuidados com os tubos de andaime

Os andaimes são muito versáteis e podem ser reutilizados diversas vezes. Mesmo assim, em cada uma delas a montagem desmontagem dos tubos deve ser feita por profissionais especializados. Afinal de contas, esse é um trabalho que não pode ser feito de improviso, e por isso, cada detalhe, desde a escolha dos tubos, até o travamento dos pisos, precisa receber avaliação profissionalizada.

Mesmo durante os trabalhos na edificação, os andaimes ainda recebem fiscalização e novamente os tubos e acessórios de segurança precisam receber vistoria. Esse trabalho é regular e detalhado. Nele avalia-se se as travas e rodapés estão em condições de oferecer um bom respaldo às estruturas. As travas diagonais também são observadas, bem como a altura e largura das bases.

Não se esqueça de que os EPIs merecem atenção extra e no momento da montagem, não deixe de se certificar de que a estrutura está a uma distância segura de qualquer rede elétrica.

Como acertar na medida dos tubos para andaimes