Como alugar Andaimes Fachadeiros para sua Obra


20/05/2019 - Pashal

Uma obra requer a utilização de diversos equipamentos, sendo que eles podem ser comprados ou alugados. No entanto, alguns desses itens são usados apenas esporadicamente, como é o caso do andaime fachadeiro, o que torna sua compra pouco usual. Nessas situações, a melhor opção é alugar o equipamento utilizado com menos frequência.

O aluguel do andaime fachadeiro é uma prática adotada por várias construtoras. No geral, a unidade de locação utilizada é o metro quadrado de fachada por dia. Caso as configurações do projeto sejam mais complexas, é possível realizar contratos por preço global.

Quando o andaime fachadeiro é necessário?

O andaime fachadeiro é exigido em obras com mais de 4 metros de altura para que os profissionais tenham uma circulação facilitada e segurança para realizar os trabalhos longe do solo. Da mesma maneira, o recurso é benéfico para o apoio dos equipamentos e ferramentas de trabalho.

De acordo com a NR 18 do Ministério do Emprego, que trata sobre as condições de trabalho na construção, os andaimes fachadeiros devem receber somente a carga especificada pelo fabricante, distribuindo o peso do maquinário de maneira uniforme.

Esse tipo de equipamento é indicado para alvenaria e acabamento em obras mais elevadas, como galpões, prédios ou mesmo residências. O deslocamento facilitado nos diversos níveis do empreendimento oferece mais agilidade na construção, além de garantir eficiência, segurança e qualidade à obra.

Uma vez que cada empreendimento exige métricas e características específicas para o andaime fachadeiro, esse recurso pode ser alugado por metro quadrado de acordo com os dias de uso. O aluguel pode ser feito quando for necessário realizar pintura e revestimento de fachadas, obras de reformas ou mesmo manutenção predial e industrial.

Quando finalizada a etapa na qual oandaime fachadeiro era necessário, a empresa parceira faz o desmonte com uma equipe qualificada e retira o equipamento, permitindo que os profissionais possam dar continuidade ao empreendimento sem prejuízos. No entanto, para maior segurança dos processos é importante atentar-se a algumas questões antes de realizar o aluguel.

O que deve ser observado quando alugar o andaime fachadeiro?

O andaime fachadeiroé fundamental em uma construção e quando for alugar esse tipo de equipamento é essencial compreender com clareza o que está sendo oferecido por parte do fornecedor. Os seguintes aspectos precisam de atenção:

• Guarda - quem vigiará e armazenará as peças?

• Transporte - o valor cobrado para a locação inclui o transporte e sua descarga no canteiro de obras;

• Montagem - quem será o encarregado de fazer a montagem: o locatário ou o locador?

• Projeto - como o projeto será fornecido. ART está incluída?

• Suporte – de que maneira a equipe técnica prestará auxílio na obra;

• Manutenção – como a manutenção e a garantia serão prestados por parte do locador?

• Sanções – quais as penalidades previstas por mau uso das peças, extravio e danos?

Formação do andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é muito utilizado nos trabalhos de construção civil. Isso não é para menos, afinal, ele permite que tanto as pessoas quanto os materiais necessários para que a obra seja realizada tenham acesso a essa estrutura.

Assim, ele é formado por quadros horizontais e verticais além de travessa diagonal, placa de base, escada, guarda-corpo e tela. Com isso, o trabalhador pode ser colocado em locais que o acesso seja difícil.

Portanto, para dar seguimento à obra com menos custos, mais eficiência e segurança aos profissionais, é fundamental contar com um andaime fachadeiro que atenda às exigências legais, além de contratar uma empresa de locação confiável.

O aluguel de andaime fachadeiro é uma solução prática e econômica para empreendimentos de diferentes tipos. Contudo, para que esse método gere os resultados esperados, é fundamental que todos os quesitos citados anteriormente sejam analisados com antecedência.

Como alugar Andaimes Fachadeiros para sua Obra