Como alugar Andaimes Fachadeiros para sua Obra


16/11/2016 - Pashal


Os equipamentos necessários para realizar os trabalhos na construção podem ser comprados ou alugados. No entanto, alguns deles são caros e não faz sentido compra-los para usar esporadicamente como é o caso do andaime. Por esse motivo, o melhor a se fazer é alugar esse tipo de equipamento.

As grandes construtoras tem certa preferência por alugar os andaimes que compra-los. Geralmente, a unidade de locação utilizada é o metro quadrado de fachada por dia, mas em configurações mais complexas existem contratos por preço global.

O Ministério do Trabalho e Emprego impôs que tubos, painéis, contraventamentos e pisos dos andaimes tenham a identificação do seu fabricante e a referência do tipo, no de fabricação e lote ao qual pertencem, tudo deve ficar exposto no corpo do equipamento de forma indelével e aparente.

O que deve ser observado quando alugar andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é de fundamental importância numa construção ou reparo das fachadas de prédios, afinal, os operários precisam estar nas alturas e ter um bom espaço para se locomover e também para os seus instrumentos de trabalho. Por isso, quando for alugar esse tipo de equipamento é de fundamental importância deixar bem claro o que está sendo oferecido por parte do fornecedor. Os seguintes aspectos precisam de atenção:

  • Guarda – quem vai vigiar e armazenar as peças
  • Transporte – o valor cobrado para a locação inclui o transporte e sua descarga no canteiro de obras
  • Montagem – quem será o encarregado de fazer sua montagem: o locatário ou o locador?
  • Projeto – como o projeto será fornecido. ART está incluída?
  • Suporte – qual a forma que a equipe técnica prestará auxílio na obra
  • Manutenção – como a manutenção e a garantia serão prestadas por parte do locador
  • Sanções – quais as penalidades previstas por mau uso das peças, extravio e avaria.

Formação do andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é muito utilizado na construção civil. Isso não é para menos, afinal, ele permite que tanto as pessoas quanto os materiais necessários para que a obra seja tocada tenham acesso a essa estrutura. Por isso, ele é formado por quadros horizontais e verticais além de travessa diagonal, placa de base, escada, guarda-corpo e tela. Com isso, o trabalhador pode ser colocado em locais que o acesso seja difícil.

Ele pode ser utilizado para realizar serviços de alvenaria e acabamentos nas fachadas dos edifícios. Outra utilidade é na manutenção de fachadas de indústrias e obras de infraestrutura como formas de concreto e montagem de ferragens, por exemplo.

Como alugar Andaimes Fachadeiros para sua Obra