Como é o uso de Andaimes na Construção Civil


07/11/2016 - Pashal

Equipamentos necessários em obras para trabalhos que não podem ser realizados a partir do chão, os andaimes sustentam os trabalhadores nas execuções que necessitam ser feitas à certa altura do chão. É uma estrutura funcional, montada em caráter provisório, que além de facilitar o trabalho no alto, garante certa segurança e permite o seu uso como apoio aos materiais de construção.


O uso de andaimes na construção civil


Os andaimes são peças essenciais de qualquer obra, seja de construção ou reforma. Essas estruturas foram ganhando, como o tempo, novas tecnologias em sua fabricação, levando ao canteiro de obras, uma maior eficiência, além de oferecer mais segurança aos operários das obras.


Há que se observar, no entanto, que a montagem de um andaime depende de alguns fatores. Primeiro, o equipamento deve ter passado por testes de inspeção de qualidade e deve estar de acordo com todas as normas que regem a sua construção e montagem. Depois, é necessário que o local onde será montado o andaime seja adequado, pois ele precisa ter suas bases niveladas. Mas não acaba por aí. Montado o equipamento, há outras exigências, como o uso do andaime em dias de muito frio, vento e chuva? deve-se obedecer as regras do fabricante com relação ao peso estipulado? os operários que irão trabalhar nos andaimes têm que estar capacitados e usando equipamentos de segurança exigidos e principalmente, há que se verificar se foi feito o travamento das rodas do equipamento.



Tipos de andaimes usados na construção civil


Dependendo da utilização, há vários tipos de andaimes usados na construção civil. Para a manutenção ou construção de fachadas, por exemplo, são usados os fachadeiros. Os andaimes que são apenas apoiados, são usados normalmente para pinturas e por profissionais que não precisam colocar cargas pesadas na plataforma. Já os andaimes móveis são normalmente utilizados para serviços de acabamento e instalações. Os andaimes em balanço surgem como opção quando não se pode usar um outro tipo, esses andaimes são projetados para fora da edificação, suportados por vigamentos.


Andaimes podem ser adquiridos em lojas do ramo da construção civil, mas podem também ser locados, o que acaba se tornando, em muitos casos, uma melhor opção à compra. As empresas de locação de andaimes para a construção civil dispõem de equipamentos rigorosamente de acordo com as normas exigidas, disponibilizando ao construtor produtos de qualidade e com a garantia de segurança.

Como é o uso de Andaimes na Construção Civil