Como evitar a perda de material no canteiro de obras?


22/11/2017 - Pashal

De acordo com pesquisas, a perda de material em canteiros de obras chega a 5%, algo bem expressivo levando em consideração o tamanho de algumas construções.

Ao lado disso, é comum que as empresas que atuam nesse setor recebam críticas que envolvem a questão do desperdício. A quantidade de entulhos deixada para traz é algo que frequentemente ganha as manchetes de jornais e revistas. E combater esse desperdício passou a ser um grande desafio das companhias, que se perguntam: como evitar a perda de material no canteiro de obras?

 

Considere alguns fatores para evitar a perda de material

 

Tenha uma equipe de planejamento

Mesmo que ela seja pequena, é importante manter profissionais que integram a equipe de planejamento da sua empresa. Isso permite que haja uma redução de desperdício de até 12% adicionais ao valor da obra (segundo algumas pesquisas).

Projeto detalhado

Não precisa ser nada muito elaborado, mas apenas um esboço já ajuda a evitar desperdício de material, e ao mesmo tempo facilita o orçamento.

Procure ajuda de engenheiros e arquitetos

Esses profissionais são especialistas no assunto e conseguirão fazer uma lista de todos os materiais necessários para a obra, inclusive ajudando a fazer uma programação de compras.

Não compre todo o material de uma vez

Mesmo parecendo tentador, comprar todo o material de uma única vez não é recomendado, uma vez que ao ter grandes quantidades em estoque, as chances da perda de material são muito maiores.

Organize o canteiro

A bagunça também gera a perda de material, por esse motivo é muito importante que o canteiro esteja muito bem estruturado. Ao mesmo tempo, ele precisa estar completamente limpo, os materiais devem ser guardados com cuidado, também é necessário evitar mudanças.

Aprenda a guardar todos os materiais

Cada material utilizado na construção precisa ser armazenado da forma correta, isso ajuda muito a evitar a perda de material. As telhas, por exemplo, devem ser guardadas em pilhas, o mesmo vale para os tijolos. Os sacos de argamassa e cimentos devem ser empilhados, materiais delicados devem ser transportados à mão, etc.

Concreto

Na preparação do concreto está um dos grandes segredos para uma boa economia. É necessário calcular com exatidão a quantidade certa para fazê-lo. Isso evita sobras e consequentemente desperdícios.

Defina o espaço do canteiro

Ao descolar o material é muito provável que se tenha algum tipo de desperdício, logo, os corredores de passagem precisam ser muito bem pensados.

 

Como evitar a perda de material no canteiro de obras?