Como funciona o aluguel de andaimes?


22/08/2017 - Pashal

Os andaimes são equipamentos essenciais na grande maioria das construções, podendo conter dois ou mais andares, uma vez que auxiliam as obras, permitindo o acesso a locais difíceis para a correção, construção, acabamento ou manutenção, oferecendo o deslocamento e suporte com segurança e conforto para o manuseio de outros equipamentos.

Para usufruir de todos os benefícios desses equipamentos, a melhor solução para construtoras e arquitetos, certamente, é o aluguel de andaimes. Ele oferece todas as vantagens a um custo muito menor do que a aquisição dos insumos.

Sendo uma solução segura, econômica e ideal para garantir o bom trabalho em superfícies verticais, conheça como funciona o aluguel de andaimes.

Quais modelos de andaimes podem ser alugados?

Antes de realizar o aluguel de andaimes, é preciso verificar qual é o modelo ideal para as necessidades da obra. Os principais modelos de andaimes são:

Andaime modular: Composto por painéis metálicos simples ou com escada acoplada, guarda-corpo horizontal, barras de ligação, pisos metálicos etc. São o tipo mais comuns, utilizados para alcançar lugares altos, porém de fácil acesso;

Andaime multidirecional: Esses andaimes são mais práticos de se montar e adaptam-se a diversos ângulos sem interferir na obra, por isso, são a melhor opção para alcançar lugares de difícil acesso ou de superfície irregular. É bastante utilizado em construções industriais, mas são um pouco mais custosos que os modulares.

Locação do andaime

Os andaimes podem ser comprados ou alugados, sendo esta última opção a mais utilizada, por ser mais econômica e confortável. Porém, para alugar um andaime, é preciso observar algumas questões:

Custo: O custo de locação tradicional é o metro quadrado de locação por dia. Em algumas situações, existe a locação por preços globais.

Informações do equipamento: Segundo o Ministério do Trabalho, todos os andaimes devem conter identificação do fabricante e a referência do tipo, lote e ano de fabricação expostos no corpo do equipamento de forma legível e acessível.

Contrato de locação: o Manuseio de andaimes implica questões de infraestrutura e logística que devem ser acordadas e esclarecidas no contrato.

Essas questões incluem o custeio do transporte e descarga, armazenamento, montagem, manutenção (confirmar se a empresa oferece suporte técnico) e todas as sanções previstas pela quebra de cada uma das partes do contrato, como, por exemplo, avarias e respeito ao tempo de locação.

Como funciona o aluguel de andaimes?