Como funciona o aluguel de escoras metálicas?


14/01/2019 -

Uma obra de construção civil exige o uso de uma série de equipamentos que podem ser comprados ou alugados pela empreiteira ou construtora. Entre as mais variadas ofertas está a de locação, neste caso em específico, o aluguel de escoras metálicas, que contribui para a eficiência e redução dos custos da obra. Vamos tratar mais sobre a temática ao longo deste conteúdo.

O aluguel de escoras metálicas é uma alternativa atrativa, pois esses equipamentos são usados no suporte provisório do peso da própria estrutura de concreto que está sendo moldada, além de contribuir para estabilidade da sobrecarga das pessoas e dos equipamentos usados na concretagem. Elas ainda podem ser utilizadas para o travamento das peças de concreto, como as vigas e os pilares.

Saiba mais a seguir sobre as aplicações das escoras metálicas nas obras e como o aluguel desses equipamentos pode ser útil para a construção.

Como funciona o aluguel de escoras metálicas?

O aluguel de escoras metálicas deve ser realizado com uma parceira/empresa de confiança, garantindo a procedência do equipamento e do fornecimento dele no período certo. A locação é uma opção atrativa para profissionais que estão executando uma obra e precisam de equipamento para sustentação da estrutura.

Entre os usos das escoras metálicas na construção civil, destaca-se também o uso nas concretagens de vigas maciças e lajes pré-moldadas e de painéis e reescoramento. As escoras podem ser de diferentes tipos e tamanhos, atendendo demandas de pequeno, médio e grande porte de acordo com as dimensões e particularidades da obra ou da reforma.

No aluguel de escoras metálicas é importante que o cliente atente-se ao material com o qual a escora é confeccionada. Normalmente, são matérias-primas de grande resistência e durabilidade devido à aplicação dos produtos. Destaca-se também a importância de encaixes precisos que deem mais segurança à obra.

Os equipamentos são produzidos para adaptar-se perfeitamente ao projeto de quem solicitou o aluguel de escoras metálicas, sendo importante verificar todas as especificações do produto antecipadamente.

Em geral, o sistema de escoramento é composto de escoras e torres, que têm como função resistir, principalmente, aos esforços verticais, além de vigas metálicas para uso nos escoramentos de vigas e lajes e nos travamentos das formas de vigas e pilares.

Além do aluguel das escoras metálicas é importante atentar-se ao uso adequado desses equipamentos, pois grande parte dos colapsos estruturais acontecem devido ao mau dimensionamento das peças. Assim, é importante que o projeto de escoramento seja feito individualmente e dimensionado por um responsável técnico autorizado.

Na hora do uso é importante ter diversos cuidados, como avisar qualquer problema no equipamento para a empresa responsável pelo aluguel de escoras metálicas, verificar se tiveram alterações no material durante o transporte e observar se o lugar no qual o escoramento será instalado está firme, compactado e nivelado.

Quais os benefícios de alugar escoras para a obra?

A opção de aluguel de escoras metálicas apresenta uma série de benefícios que faz com que ela torne-se comum entre as construtoras. O primeiro e mais expressivo é relativo aos menores custos para realização das obras, uma vez que a locação das estruturas é significativamente mais econômica do que a compra desses equipamentos.

Outra questão importante é o uso de escoras metálicas adequadas para cada obra. Quando faz a compra dessas estruturas, a construtora não possui diversidade de tipos e tamanhos de escoras disponíveis, sendo que só pode usar os equipamentos que possui em obras da mesma dimensão. No caso do aluguel de escoras metálicas, a cada obra é possível fazer a locação dos materiais com as dimensões apropriadas à construção.

Por fim, a manutenção desses equipamentos é uma etapa custosa e necessária para que eles tenham uma durabilidade maior. Quando se opta pelo aluguel de escoras metálicas, entretanto, essa responsabilidade fica a cargo da empresa de locação, tornando o trabalho da construtora mais prático, barato e eficiente.

Como funciona o aluguel de escoras metálicas?