Como funciona uma empresa de locação de equipamentos para construção civil?


03/12/2018 -

A locação de equipamentos para obras é uma prática cada vez mais comum entre as empresas do ramo da construção civil, devido aos benefícios que proporciona para o empreiteiro, como economia e praticidade na gestão e organização da obra.

Muitos profissionais da área ainda têm dúvidas sobre a locação de equipamentos, portanto, a seguir esclarecemos algumas questões sobre o tema, como quais itens podem ser locados e quais os benefícios dessa opção. Confira!

Quais equipamentos usados em uma obra podem ser locados?

Uma dúvida bastante comum é sobre quais equipamentos podem ser locados para a área da construção civil em relação àqueles que são necessários em uma obra. A resposta é: praticamente todos! Desde os de menor porte até as grandes máquinas podem ser locadas.

Normalmente, as empresas do setor atendem demandas de locação de equipamentos como andaimes, tubos, braçadeiras, escadas de acesso, torres de encaixe, escoras, vigas, travamentos e formas. Também podem ser alugados outros equipamentos como guindastes, betoneiras, alisadoras de pisos, bombas centrífugas, bombas submersíveis, de drenagens, geradores, vibradores de mangote, compactadores de percussão e outros.

Assim, a locação de equipamentos proporciona bastante flexibilidade ao responsável pela obra, pois ele pode alugar diferentes itens necessários para a realização do trabalho de acordo com a demanda. Por exemplo, o andaime pode ser locado apenas durante o período que será necessário, não demandando que o equipamento seja locado por todo o tempo do projeto.

Quais os benefícios da locação de equipamentos?

Existem diversos benefícios relacionados com a locação de equipamentos para a construção civil que justifica o aumento da procura por este tipo de aluguel. Confira os principais a seguir:

Redução de custos

O primeiro e talvez mais significativo benefício de locar equipamentos de construção civil refere-se à redução de custos, pois o investimento necessário para comprar todos os insumos usados em uma obra é elevado, inviabilizando essa prática entre pequenas, médias e até mesmo grandes empreiteiras.

Com a locação, é possível pagar um valor inferior para ter a disponibilidade do equipamento pelo tempo necessário, o que influencia no orçamento total demandado para a obra.

Variedade de equipamentos

Uma obra envolve o uso de diversos equipamentos — como os citados anteriormente —, sendo que a compra de todos eles pela empresa pode inviabilizar o orçamento das obras e impedir que sejam utilizados os equipamentos adequados para cada tarefa.

Por exemplo, existem diferentes tipos de andaimes que podem ser usados nas obras e reformas. Caso a empresa adquira um tipo e em outra obra demande outro tipo, terá que realizar o investimento novamente enquanto o primeiro ficará ocioso.

Substituição em caso de falhas

As empresas especializadas em aluguel de equipamentos para construção civil responsabilizam-se pela manutenção dos itens locados, cobertura que não é possível em caso de compra.

Com essa segurança, o responsável pela obra garante que não será necessário interromper a construção, pois a prestadora atende com rapidez e eficiência essas solicitações para substituição de equipamentos com defeito.

Onde encontrar empresas especializadas em locação de equipamentos?

A locação de equipamentos para construção civil deve atender uma série de exigências legais e normas regulatórias (NR) de forma que, ao verificar as empresas especializadas nessa área, é preciso constatar se elas estão em conformidade com a lei e atendem todas as indicações de segurança.

Os equipamentos podem ser locados pelo período demandado pelo cliente, podendo ser locações de longo prazo. Na Pashal os equipamentos são de elevada qualidade e em bom estado de conservação, com as indicações de fabricação como exigidas pelas normas.

A locação de equipamentos para construção é vantajosa e prática, exigindo que o cliente busque por fornecedores de confiança e que atendam às demandas legais de funcionamento e comercialização do setor.

Como funciona uma empresa de locação de equipamentos para construção civil?