Como melhorar a produtividade no canteiro de obras


23/10/2017 -

Uma das preocupações mais iminentes das equipes de trabalho de empreiteiras, construtoras e empresas do ramo da construção civil refere-se à produtividade. Manter o pessoal satisfeito e em busca de resultados não é uma missão muito fácil de empreender. Isso acontece porque as motivações que estimular o desempenho do trabalho não são iguais para todos os operários. Inclusive, há diferenças significativas na motivação e estas, normalmente, são intrínsecas à personalidade de cada colaborador.

Se por um lado pensar nas motivações internas de cada pessoa gera bastante dificuldade quando o assunto é procurar estimulá-las, avaliar a possibilidade de estimular a produção mediante soluções externas pode ser um fator-chave de sucesso.

A produtividade no canteiro de obras caminha de mãos dadas com a motivação

Muitas vezes, nos deparamos com uma equipe que começa as suas atividades, extremamente empenhada e aos poucos vai perdendo o foco. Isto acontece porque a motivação que os move já não é a mesma do início. Normalmente, quando os motivos pelos quais as pessoas trabalham começam a sumir, desaparece também a boa produtividade. Assim sendo, a falta de motivação ocasiona uma baixa na produtividade.

Embora muitos gestores, administradores, engenheiros e demais líderes de obras compreendam esta relação, às vezes, o que falta são informações sobre como dar uma guinada na situação. Estimular a produtividade no canteiro de obras não é uma missão simples, muitas vezes é preciso recorrer a consultorias externas no intuito de solucionar o problema. Mesmo sendo uma solução, antes de tomar qualquer atitude é bom conhecer certas dicas para melhorar a produtividade e acelerar o trabalho dentro do canteiro de obras.

4 dicas imbatíveis para melhorar a produtividade no canteiro de obras

O canteiro de obras é um espaço destinado à armazenagem de materiais, equipamentos e ferramentas que são corriqueiramente usados na construção. Inclusive, nele são feitos os serviços indispensáveis para a construção. Dada a sua importância, planejar e colocar em prática as ideias para montar um canteiro de obras eficiente nem sempre é uma tarefa fácil.

1.Planejar é preciso

Ter o correto planejamento tendo em vista o espaço, ajuda a montar um canteiro de obras dentro das normas de segurança e construir todos os espaços requeridos. Planejam um ambiente seguro, de fácil acesso aos veículos e com os diversos setores bem delimitados ajuda a potencializar a produtividade. Isso porque as pessoas conseguem organizar melhor o seu trabalho.

2.Limpeza e organização

Manter um local higiênico e bem organizado ajuda as pessoas no cumprimento de suas tarefas. Além disso, reduz os riscos com doenças e com acidentes devido à desperdícios e entulhos.

3.Compra de materiais programada

É necessário programar a aquisição de materiais. Assim, nunca faltarão insumos para o pessoal e eles continuarão os processos conforme combinado.

4.Logística

É imprescindível ter um plano logístico interno acorde as condições do canteiro. Para isso é preciso esclarecer aos trabalhadores como é feito o uso correto dos equipamentos, armazenagem dos materiais, escolha dos equipamentos e ferramentas.

Em suma, aumentar a produtividade é uma tarefa complexa que demanda atenção. É importante perceber que são muitos os fatores que interferem nesta questão, por isso, é primordial atentar para a logística, compra de materiais, organização e limpeza do canteiro e planejamento de ações.

Quer saber mais informações sobre este assunto? Contate-nos e conheça mais detalhes sobre a produtividade no canteiro de obras.

Como melhorar a produtividade no canteiro de obras