Como evitar e prevenir acidentes no canteiro de obras em dias de chuva


29/11/2017 - Pashal

Prevenir acidentes é sempre um dos principais objetivos das grandes empresas voltadas para a construção civil. E em períodos de chuvas, os riscos aumentam nos canteiros de obras, e cabe aos responsáveis ajudar ao máximo os seus colaboradores.

Na prática, casos que envolvem chuvas e raios, em canteiros de obras, infelizmente são comuns, porém, com uma boa campanha de prevenção é possível atuar de uma maneira muito mais eficiente. Confira algumas dicas para que tudo saia dentro do previsto.

 

Perigos em dias de chuvas no canteiro de obras. Como prevenir acidentes?

 

Raios

Segundo uma pesquisa realizada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente em 2014, houve mais de 98 mortes decorridas de raios, quando se pensa em uma área aberta, como o caso do canteiro de obras, esse risco tende a ser maior. O ideal é que esses locais sejam equipados com para-raios, e o tamanho vai depender da área total.

Incêndios

Muitos podem achar estranho a relação de incêndios e prevenir acidentes em canteiro de obras em dias de chuvas, mas o que acontece é que os raios podem provocar incêndios. A solução é eliminar esse vestígio logo no início, ou seja, manter por perto extintores é obrigatório, e também o contato da brigada contra incêndio.

Superfícies escorregadias

Com a chuva é comum que o canteiro de obra se transforme em um verdadeiro campo minado, e os tombos e quedas são mais frequentes do que se imagina. Nesse caso é importante utilizar botas antiderrapantes. Também é preciso ter um cuidado redobrado na descida e subida de escadas. É válido também o uso de botas e luvas.

Cuidado com os desmoronamentos

A fim de prevenir acidentes sérios é importante fazer uma análise mais detalhada do solo para que sejam feitos estudos que ajudem a prevenir desmoronamentos, e no caso de qualquer perigo dessa natureza, é fundamental contar com um especialista no assunto.

Ventos fortes

As chuvas geralmente são acompanhadas de ventos, algumas vezes bem fortes, e isso pode prejudicar os andaimes. A maioria do setor deve se lembrar que em 2015, rajadas de ventos fizeram com que um andaime se soltasse, e dois trabalhadores caíram de uma altura de 15 metros em São Paulo. Portanto, prevenir acidentes passa pela conferência do quanto esse tipo de suporte foi atingido. E os trabalhadores precisam estar com equipamentos certos como capacetes, óculos, entre outros.

  

Como evitar e prevenir acidentes no canteiro de obras em dias de chuva