Como utilizar escoras para laje


20/06/2018 -

Se você vai fazer um empreendimento e precisa de sustentação, saiba que o primeiro passo é utilizar escoras para laje. Se você foi contratado para fazer esse serviço ou quer conhecer mais a fundo o assunto, fizemos um pequeno tutorial para te ajudar:

O material utilizado para o escoramento pode ser metálico ou madeira, você pode escolher qualquer um dos dois livremente, desde que faça o nivelamento para só então concretar. O tipo de escoramento vai mudar dependendo do tipo de laje que você escolheu, então vamos conhecer cada tipo.

Escoramento para Laje pré-moldada

Quando o vão for menor que 3,40 m, uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas é o suficiente. Se o vão for maior (3,40 m a 5 m), então use duas fileiras de pontaletes para escorar. Se os vãos forem maiores do que 5 m então o ideal é utilizar uma escora a cada dois metros, estas escoras para lajes devem ser colocadas seguindo o sentido contrário ao das vigas.

Escoramento para Laje de concreto batido

Ao fazer uma laje de concreto batido é necessário utilizar o escoramento, que será o responsável por sustentar toda a estrutura, descubra agora como realizar o processo:

Ao colocar as escoras é necessário que mantenha a forma nivelada antes de colocar o concreto. Utilize escoras a cada dois metros, quando você colocar o concreto o peso vai aumentar no centro da forma, podendo causar uma deformação, então se possível coloque escoras no meio, sempre no sentido contrário ao das vigas formando uma contraflecha.

De modo geral a laje maciça exige bem mais atenção do que a laje pré-moldada.

Contraflecha

Faça um X no cômodo usando os cantos como as quatro pontas do X, uma vez feito isso, você vai ter determinado o centro exato de cômodo. Neste ponto deve-se colocar a escora para laje extra e inserir um calço com formato de Cunha que force esse calço pelo menos três centímetros a mais do que os outros, para que ocorra um alinhamento de forma natural devido ao peso.

Concreto para laje

Comece por um dos pontos espalhando igualmente o concreto, não deixando que se acumule em um único ponto para não forçar demais as escoras para laje.

Puxe a malha para cima em cada parte onde você passar o concreto para que uma camada seja formada de cada lado da malha. Lembre-se de vibrar o concreto o máximo possível para evitar falhas que podem ser perigosas, você pode fazer isso usando um tubo de ferro.

Por exemplo, em uma casa padrão, uma camada de 10 centímetros de concreto basta, sendo essa espessura o suficiente para que possa virar piso no andar superior. Se possível utilize madeiras novas para fazer as formas.

Deixe os ferros das colunas passarem cerca de 20 cm acima da laje, eles vão ser úteis para as colunas do andar seguinte.

O concreto deve ser umedecido constantemente, pelo menos durante a primeira semana você deve molhar ao mínimo três vezes ao dia a sua laje. Tanto as escoras para laje quanto às formas devem ser mantidas por pelo menos três semanas depois da concretagem.

Como utilizar escoras para laje