Como utilizar Formas para concreto


08/03/2017 - Pashal

Antes de fazer a locação de formas para sua obra, é importante saber que existem formas fabricadas em diversos materiais. Sendo que a utilização de cada uma se deve à necessidade do projeto, como disponibilidade financeira, localidade da obra, disponibilidade de mão de obra e experiência do construtor.

Continue lendo para conferir tudo o que você precisa saber sobre a utilização das formas de concreto.

Para que servem as formas de concreto?

Dentre a principais funções das formas de concreto em uma obra, estão:

  • Preservar o alinhamento e posicionamento das estruturas;
  • Garantir a geometria das peças estruturais;
  • Garantir a segurança do concreto contra alterações de temperatura, diminuindo os efeitos da retração;
  • Dar suporte ao concreto fresco até que ele obtenha uma resistência mínima;
  • Evitar perda de água por meio do estancamento, a fim de garantir a qualidade do produto final;
  • Possibilitar características específicas às estruturas, como superfícies texturizadas ou lisas.

Tipos de formas para concreto

Para assegurar que o projeto seja realizado com segurança e agilidade, é preciso escolher o material mais adequado.

Formas de madeira

A locação de formas de madeira é a mais habitual no mercado da construção civil. O uso delas é muito frequente em construções simples, como casas, pequenos edifícios e sobrados.

Esse modelo de forma é feito com dois tipos de madeira, podendo ser de placas de compensado ou placas de pinho, e devem ser escolhidas mediante a necessidade da obra.

Formas metálicas

Por representar um custo um maior, a locação de formas metálicas é um pouco menos frequente no mercado de construção civil, se comparada às formas de madeira. Mas esse material oferece uma série de benefícios ao produto final na obra.

Uma das principais vantagens das formas metálicas é a possibilidade de reaproveitamento delas, pois podem ser reutilizadas muitas vezes, diferentemente das formas de madeira, que possuem um tempo de vida útil mais curto.

Formas metálicas também oferecem uma mantagem mais ágil, o que permite que sejam transportadas e reaproveitadas em um tempo menor, aumentando a produtividade da obra.

Formas de alumínio

Muito utilizadas em construções de grande escala por conta de seu grande nível de reaproveitamento e leveza, o que torna o processo de montagem, desmontagem e transporte muito mais ágil.

Além dos materiais citados, também é possível realizar locação de formas para concreto feitas de plástico e papelão.

Como fazer locação de formas de concreto?

Na hora de fazer a locação de formas, o primeiro passo, certamente, é encontrar uma empresa com credibilidade no mercado de construção civil para garantir que apenas produtos de qualidade e serviços de confiança integrem o seu projeto.

Além disso, as formas de concreto representam um custo significativo na obra, portanto, é preciso fazer um planejamento detalhado para adquirir o material mais adequado para seu projeto e não obter prejuízos.

Está procurando um fornecedor de confiança para fazer a locação de formas para concreto para sua obra? Então entre em contato com a Pashal ou solicite um orçamento!

Como utilizar Formas para concreto