Compra ou aluguel de Andaimes - Qual é o mais vantajoso?


10/08/2017 - Pashal

Os andaimes são equipamentos utilizados na construção civil e em diversos serviços que necessitem de altura, como pinturas, reformas entre outros. São instrumentos de fácil montagem e que são construídos para sustentar com segurança os indivíduos e materiais que nele forem transportados.

Comprar ou alugar? A melhor escolha necessita de uma análise precisa e detalhada, onde o mais importante é ter rigor e considerar todos os elementos envolvidos no motivo pelo qual se usará um andaime. Alguns elementos são difíceis de medir, mas na maioria das vezes são decisivos na escolha.

Quantidade de equipamento necessário


O aluguel irá permitir que o usuário tenha o equipamento disponível na obra apenas no tempo e quantidade essencial. A compra, na maioria das vezes mais vantajosa financeiramente, deve ser avaliada com precaução. A manutenção dos equipamentos e adequação destes de acordo com a necessidade de uso muitas vezes torna o aluguel mais benéfico.

Benefícios


Muitas vezes analisar apenas o melhor preço não significa decidir pelo mais vantajoso. O aluguel faz com que a empresa de locação se comprometa com a sua obra, disponibilizando os equipamentos necessários e manutenção dos mesmos sempre que necessário. Sem contar que se ao longo da obra for preciso mudar o equipamento, será mais fácil e simples de se resolver com uma empresa de locação do que comprar um novo andaime sempre que necessitar.

Amparo técnico


Com o aluguel dos andaimes, o contratante do serviço poderá contar com suporte e amparo técnico, seja para montagem ou manutenção dos equipamentos. Deve-se considerar que é muito mais simples e vantajoso do que contratar e treinar funcionários para que façam esse serviço, pois é exigido um treinamento próprio para montagem dos andaimes.

Vezes em que será utilizado


Lembre-se sempre de considerar a frequência de uso dos andaimes, pois equipamento parado gera mais custo. Para a próxima utilização, depois que um andaime fique sem uso por muito tempo, deverá ser feita rigorosa manutenção e adequação do equipamento, lembrando que essa atividade deve ser realizada por profissional capacitado para não correr o risco de tornar o andaime perigoso para uso.

Avalie com cautela todas as questões envolvidas na sua obra para então tomar a melhor decisão.

Compra ou aluguel de Andaimes - Qual é o mais vantajoso?