Cuidados que toda empresa deve ter antes de alugar equipamentos para obra


08/11/2017 - Pashal

A construção civil é um importante setor da economia, que engloba a produção de estradas, casas, edifícios e diversos outros tipos de estruturas. Tais obras contam com uma gama de profissionais de diversas especialidades, que atuam em diversas áreas e contam com as mais variadas tecnologias e equipamentos.

Devido à demanda cada vez mais rigorosa por menores prazos, menores custos e melhores recursos, o aluguel de equipamentos passou a ser a grande solução para uma obra mais rápida e eficaz.

Mas quais cuidados devem ser tomados antes de alugar equipamentos para a obra? Acompanhe!

Compare preços

O erro de muitas empresas, seja pelo caráter de urgência ou pelo desconhecimento da importância em comparar preços, é locar equipamentos sem realizar a composição de um bom mapa de orçamentos.

É fundamental que a decisão de locação de equipamentos para a obra seja pautada numa boa pesquisa de mercado, a fim de conhecer quais empresas oferecem a melhor relação custo/benefício, nunca deixando de levar em conta a qualidade da solução oferecida e o tempo necessário de locação para esta solução.

Além disso, é fundamental verificar se a empresa locatária dos equipamentos oferece flexibilidade na hora de prolongar ou reduzir a quantidade e o prazo dos materiais locados em função do andamento da obra.

Fique atento às condições dos equipamentos locados

Nem sempre preço baixo significa vantagem. Por isso, antes de qualquer decisão, é fundamental avaliar os equipamentos a serem locados apresentam condições adequadas de funcionamento. Além disso, é preciso verificar se a empresa locatária mantém um programa de manutenção periódica do maquinário, de forma que os riscos de falha sejam mitigados durante a obra.

Faça suas escolhas com base na real necessidade

O aluguel de equipamentos é uma solução para suprir as necessidades temporárias de uma obra quando não é viável optar pela compra. Isso porque desonera de custos e isenta a contratante da responsabilidade pelo funcionamento do equipamento locado.

Contudo, é fundamental que a decisão de locar equipamentos para uma obra seja fundamentada na real necessidade e, principalmente, com base em cálculos de produtividade. O grande erro de muitas empresas é locar equipamentos e máquinas altamente tecnológicas apenas por curiosidade e pela promessa do que são capazes de realizar.

É essencial que antes da locação de equipamentos seja realizado o levantamento diário da produtividade das equipes e de cada trabalhador, além da eficiência dos equipamentos a serem alugadas.

Cuidados que toda empresa deve ter antes de alugar equipamentos para obra