Dicas de montagem para andaimes fachadeiros


08/02/2018 -

Quem nunca andou pela rua de uma grande cidade e teve que desviar de um andaime construído no meio da calçada? Você pode até não ter tomado ciência, na ocasião, mas provavelmente se tratava de um grande andaime Fachadeiro.

Pois é, o trabalho em grandes centros urbanos exige um cuidado a mais por causa das grandes aglomerações de pessoas, por isso, quando há a necessidade de realizar qualquer trabalho em fachada de prédios, que estejam próximos á via pública, utiliza-se uma classe de andaimes chamados de “Fachadeiros”.

Os andaimes fachadeiros são as estruturas feitas para proteger trabalhadores e pedestres, e ainda possibilitar o trabalho em altura de modo seguro e eficiente.

A elaboração da estrutura

Montar um andaime fachadeiro é um trabalho muito importante, e antes de qualquer coisa é preciso lembrar que a montagem desse equipamento precisa ser feita por profissionais especialistas em trabalho em altura, com certificação NR-35.

Todos os equipamentos de segurança como capacetes e cintos de segurança precisam estar de acordo com as normas estabelecidas pelas portarias que regem o segmento e só então é permitido iniciar a montagem.

Primeiramente as bases precisam ser travadas, para receber os painéis. É importante que o solo seja regular, e nessa fase também é essencial aplicar o prumo de nível.

Os pisos, nesse caso, são travados de modo a permitir o trabalho simultâneo em várias partes da plataforma, e o guarda corpo é adicionado alternadamente, assim como as escadas acopladas.

Para esse tipo de trabalho é aconselhado acrescentar outros acessórios ao andaime, com a finalidade de impedir a queda de detritos ou ferramentas utilizadas pelos trabalhadores.

Afinal essas são as estruturas que permitem o trabalho em altura, em fachadas de prédios que muitas vezes, não possuem recuo na calçada, e por isso, a montagem exige um cuidado grande em relação ao trafego de pedestres sob a estrutura.

Por isso, os andaimes fachadeiros devem contar com:

  • Aparalixo
  • Rodapé

Mesmo se houver algum recuo, essas medidas de segurança ainda podem ser necessárias, sobre tudo se se tratar de um ambiente urbano.

Conselhos extras para a sua segurança:

Durante todo o tempo que durar o trabalho de montagem e o trabalho em altura, fique atento á sua segurança e a de terceiros, para ajudar, separamos uma lista de medidas de segurança que o trabalhador em altura não deve esquecer:

  • Utilize uma escada de acesso segura, de preferência com alçapão para acesso interno.
  • Monte as estruturas longe de instalações elétricas.
  • Durante toda a montagem fique atento aos seus equipamentos de segurança no trabalho e não se esqueça de usar luvas, capacete, óculos, cinto de segurança, perneira e etc.
  • Os andaimes fachadeiros devem estar ancorados conforme indicação do projeto executivo.
  • Não sobrecarregue o andaime fachadeiro, fazendo subir equipamentos que não sejam estritamente necessários, obedecendo sempre a capacidade de carga indicada no projeto.
  • Tomando esses cuidados o seu trabalho pode ser mais ágil e seguro, mas lembre-se de que é sempre importante estar dentro das normas de segurança da portaria, que determinam a montagem e fiscalização realizada por especialistas em segurança.

Dicas de montagem para andaimes fachadeiros