8 dicas para aumentar a eficiência no canteiro de obras


30/05/2017 - Pashal

A gestão de um canteiro de obras deve ser bem planejada e deve-se procurar manter os materiais sob rigoroso controle, a fim de evitar o desperdício e retrabalho.

Para que a gestão seja eficiente, é importante também fazer uso de sistemas que otimizem os processos e que possam conferir mais agilidade na tomada de decisões, como por exemplo, se a empresa deve optar pela compra ou locação de andaimes ou outras resoluções importantes para o andamento da obra.  

Portanto, conheça agora 8 dicas que ajudam a manter eficiência em um canteiro de obras.

Da locação de andaimes ao uso da tecnologia  – 8 dicas que podem ajudar a otimizar seu canteiro de obras

Para garantir que você tenha sucesso no seu planejamento e torne seu canteiro de obras mais eficiente, confira estas 8 dicas!

1.    Planejamento é essencial


O planejamento é uma etapa muito importante em qualquer obra, mas que nem sempre tem a devida atenção. Isto pode ser grave, pois quando algo é feito de forma errada, causam-se impactos significativos em todo o sistema.

Para realizar um bom planejamento, é preciso definir todos os equipamentos e processos de construção a serem usados, bem como prever a quantidade de mão de obra necessária.

2.    Automatize os processos


A automação pode ajudar a diminuir a necessidade de funcionários, o que pode ser uma economia nos ativos de sua empresa. Muitos equipamentos e aparelhos podem realizar suas funções de forma totalmente automatizada, o que pode ser útil em casos onde os operários não possuem o treinamento necessário para o uso das máquinas e também ajuda a reduzir os custos com falha humana.  

3.    Alugue equipamentos


Dê preferência a máquinas e equipamentos alugados, pois eles não precisam de altos investimentos e nem mesmo é necessário parar a obra para a manutenção de qualquer um deles, pois sempre haverá substituição quando houver falhas ou algum problema mecânico, mantendo sua obra sempre em funcionamento.

4.  Faça investimentos em segurança


É de grande importância oferecer segurança a sua equipe de trabalho. Para isso, tenha sempre andaimes e materiais que atendam às leis dos órgãos de segurança do trabalho. Fazendo esse tipo de investimento, você contribuirá para o aumento da produtividade.

5 . Tenha um ambiente de trabalho limpo e organizado


A fim de garantir saúde e segurança dos operários e para o bom andamento do trabalho, é necessário manter o ambiente laboral sempre limpo e organizado, com as sinalizações em seus devidos lugares.

6.  Armazene corretamente o material da obra

É importante para toda a equipe manter corredores limpos e sem entulhos, para deixar a passagem livre para os que transitam no local e com material armazenado no espaço próprio para ele.

7. Faça a programação de compra de materiais


É importante que antes de começar a obra, o gestor de materiais faça um levantamento do que é necessário para o projeto, fazendo-se as seguintes perguntas:

·         quais materiais que serão necessários para a obra?

·         qual quantidade será necessária?

·         quando e onde este material será usado?

·         quando devem chegar?

Desta forma, é possível ter uma lista completa de materiais relevantes para cada etapa da obra, reduzindo o desperdício.

8. Use a tecnologia para gerenciar o canteiro de obras


A tecnologia veio para simplificar muitos processos administrativos também na área de construção. Com o uso de um software de gestão de obra, é possível realizar um controle de tudo: horas trabalhadas, emissão de pedido de materiais, registro de ocorrências, entre outras.

Há muitos desafios no gerenciamento de canteiros de obras. Diante disso, é necessário que a construtora realize investimentos em novos processos e ferramentas de gestão, com a finalidade de simplificar a rotina de trabalho desses ambientes.

8 dicas para aumentar a eficiência no canteiro de obras