Dicas para evitar problemas no canteiro de obras


13/06/2017 - Pashal

O canteiro de obras é um local onde as normas de segurança no trabalho também devem ser respeitadas, assim como ocorre em indústrias e empresas que lidam com poluentes e agentes prejudiciais à saúde.

É necessário que o gestor esteja atento e tome medidas preventivas quanto a estes espaços, visto que isso evitará problemas com a legislação e órgãos fiscais.

Conheça agora algumas dicas de como evitar que problemas ocorram no ambiente de obras.

5 dicas de segurança de trabalho em canteiro de obras

Já há muito tempo que as construtoras buscam alternativas eficazes para conter problemas, como interrupções de trabalho e atrasos em canteiros de obras, cujo objetivo é reduzir o impacto na parte financeira e o tempo de execução na construção.

Na grande maioria das obras, o improviso e a desordem são os principais fatores que causam acidentes, gerando prejuízos e atrasando prazos de entrega.

Saiba através destas dicas como melhorar a segurança no trabalho do canteiro de obras e evite que acidentes ocorram na sua empresa. Desta forma, você mantém seus funcionários mais protegidos.


1. Mantenha a organização da obra


Uma das principais formas de evitar acidentes, é manter o canteiro de obras organizado. Um local de trabalho desorganizado favorece a que muitos acidentes aconteçam. Desta forma, é essencial supervisionar os trabalhadores, como pedreiros e serventes e instruí-los a manter o local de trabalho sempre limpo e em ordem.

2. Fique atento às Normas dos Órgãos Regulamentadores


É essencial que os engenheiros e  os que supervisionam a obra conheçam as Normas Regulamentadoras. As NRs normas obrigatórias para as áreas de medicina e segurança do trabalho. Elas possuem divisões de acordo com o objetivo, há uma regulamentação para rede elétrica, outra instalações e etc.

3. Relembre sempre o Uso Obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual


Os EPIs são muito importantes para a segurança dos trabalhadores em um canteiro de obras. A empresa sempre deve verificar se os funcionários utilizam corretamente esse equipamento. Pode ser interessante treinar funcionários para que eles possam utilizá-los de forma adequada.

4. Aposte no uso da tecnologia


A tecnologia está presente em todas as empresas e na construção civil não é diferente. É perfeitamente possível utilizar em um canteiro de obras recursos tecnológicos, como Softwares, a fim de otimizar os processos de uma construtora e realizar um ótimo planejamento.

5. Verifique se sua equipe está corretamente treinada

Existem diversas formas de treinamentos de nível básico para certas funções e segurança em geral. Mas também há equipamentos que podem exigir treinamentos mais rigorosos, o que vai depender do tipo de obra. Assim, treine seus operários de acordo com o que se espera em questão de segurança e a respeito dos riscos que poderão estar presentes na construção.

Se houver um correto planejamento no seu canteiro de obras, com monitoramento adequado, certamente seus funcionários irão apreciar mais trabalhar para você, o que trará um aumento na produtividade e no bom relacionamento dentro da empresa. Sem acidentes e com segurança, cumprindo com os prazos e por demonstrar seu profissionalismo, sua empresa será uma referência positiva no mercado.

Dicas para evitar problemas no canteiro de obras