Equipamento certo faz toda a diferença na obra


20/06/2017 - Pashal

Ter os equipamentos para construção certos para sua obra é essencial. Tanto se for para  reformas, construção, demolição, pintura ou na manutenção, os andaimes são indispensáveis. Os andaimes são estruturas utilizadas como plataformas que se destinam à elaboração de trabalhos em lugares altos.

Por serem de grande necessidade e por terem como componente principal a segurança de quem trabalha, é de suma importância ter o equipamento certo. Saiba mais sobre estas estruturas e como a utilização do material correto pode fazer diferença na sua obra.

Andaimes – a importância destes equipamentos para construção

Os andaimes podem ser confeccionados em materiais diferentes, como madeira, alumínio ou aço. São bastante utilizados na construção civil e tem como finalidade auxiliar trabalhadores no acesso a locais de trabalho em lugares altos, como prédios e outras edificações.

Eles podem ser úteis para diversos serviços, principalmente para construção, reforma, manutenção ou pintura de prédios. Escolher o equipamento correto para o trabalho que irá ser realizado é fundamental para evitar que ocorram acidentes. Existem diversos modelos que podem ser ideais para cada função na sua obra. Vejamos quais são alguns deles:

·         Andaimes fachadeiros

Possuem estrutura formada por quadros verticais e horizontais. Tem placa de base, travessa diagonal, guarda-escopo e escada. São bastante utilizados na construção civil para obras em fachadas. Elas permitem tanto o acesso de pessoas, quanto de materiais de trabalho.

·         Andaimes simplesmente apoiados

Como o nome diz, este tipo de equipamento possui um estrutura simples, que servem para qualquer tipo de serviço. São utilizados sobretudo por pintores e carpinteiros, pois estes não necessitam colocar materiais muito pesados na plataforma.

·         Andaimes móveis

Estes modelos possuem uma estrutura sobre rodas, que são fáceis de se moverem. Geralmente são de material metálico e podem ser facilmente desmontados. Sua finalidade é para trabalhos de acabamentos e instalações, servindo apenas para uso em locais planos.

·         Andaimes de balanço

São projetados para fora da edificação, e são apoiados por vigamentos, que podem ser de metal ou madeira, ou por estruturas de balanço. São deslocáveis, mas podem também ser fixos e são comuns em contrução civil, principalmente quando não há a possibilidade de ter outros tipos de andaimes.

·         Andaimes suspensos mecânicos 

Nestes modelos, os andaimes são sustentados por travessas metálicas, suportadas por cabos de aço. São movidas verticalmente por meio de guinchos e são muito comuns para trabalhos de revestimentos da parte externa, como cerâmicas.

Como o tipo certo de andaime otimiza os resultados de sua obra

É sempre importante também antes de escolher o equipamento certo, verificar as condições do terreno onde ele será implantado, a fim de saber qual o melhor modelo correto de andaime para ele.

Por selecionar o tipo certo de andaime para cada projeto, sua obra pode ser otimizada, por terminar em tempo hábil, gerando economia em todos os sentidos. Além de economizar tempo, realizar as tarefas com os equipamentos certos, ajudam a garantir um ótimo acabamento o que se reflete na qualidade final da obra.

Os andaimes não precisam somente ser comprados, o que pode gerar uma despesa desnecessária para sua obra, principalmente se ela for de curta duração. Para isso, eles podem ser alugados. Mas é importante agendar o projeto primeiro, antes de fazer esta locação.

A fim de que os trabalhadores de sua obra possam realizar um excelente trabalho, ter boas condições no seu ambiente laboral é de grande importância para ter um alto nível produtivo e bons resultados. Os sistemas de andaimes são justamente os que ajudam a acelerar e otimizar este processo.

Equipamento certo faz toda a diferença na obra