Como escolher as fôrmas para construção?


05/08/2019 -

A execução de uma obra é mais complexa do que parece. Na fase estrutural é necessário a escolha dos equipamentos adequados, como, por exemplo, as fôrmas para construção. Elas que trarão a geometria e o acabamento dos elementos estruturais da obra.

Logo, são necessárias diversas análises para escolher as fôrmas para construção, sendo que esse levantamento deve ser feito pelo engenheiro ou empresa de engenharia responsável pela execução da obra.

A seguir confira algumas análises necessárias na hora de procurar pelas fôrmas para construção e escolhê-las.

Escolhendo as fôrmas para construção

O responsável técnico da construção deve analisar os seguintes pontos antes de strong escolher as fôrmas para construção.

· Tipo de estrutura que será construída;

· Número projetado para o reaproveitamento de uma mesma fôrma;

· Cronograma da obra;

· Local da obra e espaço disponível no canteiro para armazená-las;

· Se as fôrmas serão reutilizadas ou não;

· Montagem e flexibilidade das fôrmas;

· Características do concreto especificadas em projeto.

Hoje é muito comum que as empresas de construção civil optem pela locação de equipamentos devido a praticidade promovida por empresas especializadas neste nicho de mercado. Outro ponto refere-se ao custo mais acessível quando comparada a compra e a otimização do tempo da obra e os custos dela.

Por isso, ter todo o planejamento da obra ajuda a compreender as demandas, se programar para imprevistos e a entregar a construção dentro do prazo estipulado e sem prejuízos.

Quais os tipos de fôrmas para construção?

As fôrmas para construção civil podem ser de madeira, metálicas (aço ou alumínio) ou de plástico. Cada uma delas têm características próprias, sendo que todas são utilizadas para a construção de paredes, reservatórios, pilares e vigas. O que diferencia umas das outras é o acabamento conferido na construção e a necessidade, ou não, de equipamentos complementares.

Na Pashal, por exemplo, são ofertadas para locação fôrmas com chapa fenólica, tidas como uma das mais resistentes do mercado. Outro diferencial das fôrmas para construção ofertadas pela Pashal é que elas são ecológicas, tendo melhor índice de reaproveitamento para outros canteiros de obra.

Além disso, as fôrmas da Pashal têm a maior variação de medidas do mercado, dando as suas fôrmas a muita versatilidade na aplicação de diversos tipos de estrutura. Sendo estas as fôrmas que melhor se adaptam as necessidades do cliente.

Benefícios do uso das fôrmas para obras de construção civil

A funcionalidade das fôrmas na construção, além de colaborar na execução do projeto arquitetônico e na agilidade na execução da obra, são práticas na hora da montagem. Exemplificando, as fôrmas são modulares, não demandam mão de obra especializada para a montagem.

Porém, como se trata de um serviço especializado de engenharia, é muito importante seguir as orientações técnicas da empresa locadora, por meio dos projetos de aplicação e assistência técnica realizada pelos seus profissionais.

Outro ponto de destaque refere-se à agilidade que elas são capazes de promover em uma obra. Facilitam a concretagem e existem modelos de fôrmas para construção civil que promovem um melhor acabamento, diminuindo o tempo com esses ajustes mais finos em paredes, pilares vigas e afins.

Fôrmas para construção civil: comprar ou alugar?

Assim como é necessário analisar o tipo da construção para escolher as fôrmas, identificar o que melhor trará economia/qualidade na construção civil também é importante. As fôrmas são equipamentos que demandam alto investimento e na maioria dos casos a locação é a forma mais viável para obter esse equipamento nas obras.

O investimento em fôrmas é viabilizado em casos muito específicos, porém de qualquer forma é sempre válido avaliar o custo da aquisição das fôrmas em comparação a locação e verificar o que faz mais sentido para a realidade da obra.

O responsável pela obra, seja o engenheiro ou o empreiteiro, precisa encontrar as empresas fornecedoras desses equipamentos de obra e verificar o valor da aquisição desses itens, com base na quantidade e no tipo de fôrma para a construção.

Esse valor deve ser comparado junto a empresas que fazem a locação desses itens, levando em consideração se existe a necessidade de retirar ou devolver os equipamentos na sede da empresa, se existe alguma consultoria em relação ao manuseio desses itens.

Onde encontrar empresas fornecedoras de fôrmas para construção?

Com o crescimento do mercado de construção civil, encontrar fornecedores para essas obras é simples. É necessário apenas atenção para não ficar no prejuízo.

Consultar a empresa na internet, verificar junto a parceiros a indicação de empresas e avaliar o porte da locadora de fôrmas, já que se trata de um serviço especializado.

Retornando ao caso das fôrmas para construção, é necessário verificar se elas estão em bom estado de conservação (em especial as reutilizáveis), se a empresa oferta a compra ou locação por meio de um contrato, se os itens estão dentro de normas de segurança ou normas técnicas da construção civil são pequenos cuidados que garantem o sucesso da execução da obra.

Como escolher as fôrmas para construção?