Qual a função das formas metálicas nas obras


29/03/2017 - Pashal

As formas metálicas servem para moldar paredes de concreto e outros elementos que fazem parte da estrutura de uma obra, servindo tanto para projetos arquitetônicos quanto estruturais.

As formas metálicas proporcionam maior agilidade e produtividade na construção e são ideais para grandes obras, ao contrário das formas de madeira, que são indicadas para obras menores, como, por exemplo, as obras residenciais.

As formas metálicas são econômicas e duráveis, pois permitem o reaproveitamento por centenas de vezes sem perder suas características. São peças leves e disponíveis em vários tamanhos, que possibilitam um uso simples e adaptável para diversas situações de moldagem de concreto.

O custo inicial é relativamente alto, mas é compensado pela durabilidade das formas e pela qualidade refletida no resultado final da obra. Além disso, o custo com a mão de obra diminui e o prazo para a entrega também.

A diferença entre as formas metálicas e as formas de madeira

Ao adquirir alguns dos tipos de formas, é possível perceber que as formas metálicas são menos flexíveis do que as de madeira, impossibilitando alguns ajustes na obra. Elas também são autoalinháveis e utilizam menos acessórios, proporcionando maior produtividade.

Esses são alguns dos fatores que determinam a importância de se fazer um estudo criterioso e detalhado do projeto, incluindo cada etapa, recursos, mão de obra e, até mesmo, a estrutura para que seja possível atender a todas as necessidades da obra.

A falta de planejamento e estudo do projeto pode acarretar danos para a obra e acidentes que podem ocorrer no momento da concretagem. Essas falhas levam ao atraso da entrega, podendo comprometer o resultado final da obra.

Quais são as vantagens das formas metálicas?

O trabalho com as formas metálicas traz vantagens significativas. É um tipo de tecnologia inovadora para o sistema de construção, que permite maior criatividade e assertividade nos projetos.

Outra vantagem que as formas metálicas trazem é a redução notável do desperdício de materiais de construção, gerando, assim, um ambiente mais limpo, com menos entulho, amenizando a parcela de responsabilidade do ramo de construção como um dos principais responsáveis pela escassez de recursos naturais. Portanto, é possível afirmar que as formas metálicas colaboram para a sustentabilidade ambiental.

São disponíveis para a construção civil variados tipos de formas para concreto, mas o fato é que, como as invenções aparecem para trazer melhorias, é muito importante se capacitar em novas técnicas, procurar saber quais garantem um desempenho mais eficaz e conhecer novos produtos e suas funções para que possa investir certo.

Qual a função das formas metálicas nas obras