Qual a função dos tubos e braçadeiras em uma obra?


24/04/2017 - Pashal

Tubos e braçadeiras são componentes fundamentais na construção de estruturas tubulares de obras de variadas dimensões, sendo possível trabalhar em diversos projetos, como andaimes, arquibancadas, passarelas, escoramentos, escadas de acesso, torres para diversos usos e outras.

Os tubos são feitos de aço, fabricados em diversos diâmetro e espessuras para atender diversas finalidades. As braçadeiras são chapas grossas de ferro ou grampos de alumínio, cobre ou outros, que servem para segurar vigas, paredes, correias etc. A função dela é abraçar, conectar e manter unidos os tubos e/ou outros elementos, dependendo da obra.

A solução de tubos e braçadeiras é uma técnica muito versátil, que proporciona ao projetista ampla liberdade de criação para atingir os objetivos do projeto.

O uso dos tubos e braçadeiras tem a função de reforçar os encaixes, deixando a estrutura da obra mais firme, proporcionando maior segurança aos trabalhadores. Os tubos e braçadeiras são fundamentais para se ter uma obra bem elaborada, visto que eles garantem a praticidade e produtividade. Além de permitirem a montagem, mesmo em áreas com grandes interferências, como escoramentos e passarelas.

Os dois elementos (Tubos e Braçadeiras) precisam se conectar, sendo que os tubos de aço são unidos pela braçadeira. Essa união pode ser utilizada em qualquer obra, desde as mais simples até as mais complicadas.

O que é preciso avaliar quando for comprar tubos e braçadeiras?

Se são feitos com material de qualidade;

O custo-benefício. Vale ressaltar que preço não é tudo, deve ser avaliado junto com o benefício que terá como retorno;

Mobilidade;

A versatilidade, pois é possível usar as mesmas peças para montar várias outras estruturas;

Se a funcionalidade do tipo de produto são as que atendem melhor o projeto, pois existem tubos e braçadeiras para diversos tipos de trabalhos.

 

A prioridade de uma obra é alcançar as metas estipuladas no planejamento. Tudo é projetado com o intuito de evitar erros e, por isso, toda obra que preza cumprir o prazo, entregar um trabalho bonito com qualidade e garantir a segurança dos envolvidos no trabalho, recorre ao que melhor o mercado tem a oferecer para facilitar esse processo.

Os tubos e braçadeiras são parte dos componentes que trazem esse diferencial, pois se adéquam às necessidades de qualquer obra, embora a escolha pelos fornecedores certos e o uso de profissionais qualificados para cada tarefa também façam toda a diferença.

Qual a função dos tubos e braçadeiras em uma obra?