A importância de uma escora metálica de aço reforçado


04/04/2017 - Pashal

As escoras metálicas são equipamentos fabricados com aço de alta resistência, importantes em uma obra e que servem para escorar provisoriamente elementos, como lajes e vigas, para que aguentem a própria carga de peso até que o concreto esteja totalmente resistente.

As escoras metálicas são fáceis de montar e desmontar, oferecem praticidade, proporcionam maior segurança aos operários, aumentam a produtividade, qualidade e economia, pois são uma forma simples e eficiente de reduzir custos e ganhar tempo.

Tudo o que remete à segurança é prioridade e, se tratando de construção civil, onde qualquer descuido pode ser fatal, é preciso contar com equipamentos especializados para oferecer segurança a todos que estão envolvidos na obra.

Existem tamanhos e tipos diferenciados de escoras metálicas, sendo que cada um atende a um tipo de necessidade, desde os serviços mais pesados aos menos pesados. Alinda existe o método de escoramento com madeira, porém ele tem uma durabilidade menor e qualidade bastante inferior.

A capacidade de carga e precisão das escoras metálicas são muito maiores do que as de madeira, além do mais a madeira não é recomendada quando a intenção é atender requisitos de qualidade muito rígidos, pois, devido ser de origem vegetal, a madeira sofre deformações e isso pode prejudicar todo o trabalho.

Como tudo em uma obra, é importante ter um projeto para o escoramento, que deve ser feito por um engenheiro ou arquiteto legalmente habilitado para isso. Dentro do projeto será avaliada toda a estrutura para se ter conhecimento e informações sobre deformações, cargas e pontos corretos de apoio.

Itens importantes sobre as escoras metálicas:

  • Respeitar os limites de capacidade das escoras para evitar acidentes;
  • Garantir que todo o apoio das escoras seja totalmente plano. O solo deve ser nivelado;
  • Verificar a qualidade das escoras, quanto à durabilidade e resistência;
  • Podem ser reaproveitadas muitas vezes;
  • Estão ligadas ao cuidado com a sustentabilidade, pois possuem o descarte correto, sem prejudicar o meio ambiente;
  • Garantem mais segurança, pois são produzidas com a norma NR-18 que preza pelas regras e medidas preventivas de acidentes;
  • Fazer o isolamento do local no qual as escoras serão instaladas, para garantir que não ocorra circulação de pessoas no local;
  • Apesar de as escoras metálicas trazerem muitos benefícios, seu uso requer muita cautela ao transportá-las. É preciso respeitar o limite de peso e dimensões;
  • Ter um profissional qualificado para realizar o trabalho da montagem e desmontagem.

Se o objetivo é visar a segurança, conseguir economia, redução do impacto ambiental e garantir qualidade, a opção certa de escoramento para a obra é pelas escoras metálicas de aço reforçado.

A importância de uma escora metálica de aço reforçado