A importância de investir na segurança em suas obras


10/10/2017 -

O setor da construção civil é uma das indústrias que mais demanda capacitação. A principal necessidade de conhecimentos refere-se ao uso dos equipamentos de segurança e os motivos pelos quais estes são tão importantes. Caso a empresa não priorize a segurança, são os colaboradores os que poderiam arcar com essa deficiência e infelizmente, vir a sofrer algum acidente.

Além de fornecer os equipamentos individuais de segurança conforme as normas e a legislação vigentes, é primordial que a empresa atente também para a necessidade de esclarecer dúvidas e potencializar conhecimentos. Uma boa ideia é optar por palestras ou workshops na área de segurança.

Equipamentos e materiais de construção

Toda a equipe de trabalho envolvida na obra deve contar com equipamentos de segurança preventivos. Mas atenção, sobre os equipamentos, é indispensável que a empresa ofereça manutenção frequente e garanta o seu adequado funcionamento.

Sobre os equipamentos, materiais e ferramentas manuseados durante a execução da obra, é indispensável que eles sejam operados por pessoal certificado e capacitado para empreender essas ações.

No que tange aos materiais, estes devem ser armazenados em locais aptos para tal finalidade. Além disso, as ferramentas de uso manual devem ser alocadas em setores específicos, longe de escadas e lugares altos.

No que tange à segurança dos andaimes, é preciso que eles tenham boa estabilidade. Também é imprescindível que estes equipamentos sejam feitos de materiais resistentes e estejam em bom estado para uso. As cordas e equipamentos de segurança usadas durante as atividades nos andaimes não podem ter tido contato com substâncias corrosivas ou que manifestem algum defeito.

5 dicas para melhorar a segurança no canteiro de obras

Além de considerar os aspectos citados acima, é importante prestar atenção em algumas dicas importantes para potencializar a segurança nos locais de obras:

1.Planejar a segurança

Sem dúvidas, é fundamental pensar em metodologias preventivas no intuito de promover a segurança no canteiro. Esta começa no planejamento e deve estar incluída no orçamento disponibilizado para a obra.

2.Normas de segurança

É indispensável que as equipes cumpram à risca as determinações das normas editadas pelo Ministério do trabalho e pelas diretrizes da própria organização.

3.Cultura da prevenção

Aqui fundamenta-se a máxima que "prevenir é melhor do que remediar". Por isso é importante que a teoria das normas de prevenção seja aplicada através do treinamento, incentivo às boas práticas e mediante a conscientização.

4.Equipamentos de segurança individual

Não há como pensar em segurança sem pensar nos EPIs. Cada pessoa envolvida no trabalho no canteiro deve contar com um equipamento de segurança adequado para a sua atividade.

5.Incentive o cumprimento das normas

Estimule a adoção e a conscientização sobre os procedimentos de segurança. Assim sendo, não é inteligente deixar passar em branco alguma infração. Vale a pena chamar a atenção, dar advertências ou outros tipos de punições quando os trabalhadores infringem essas normas.

Em suma, é fundamental que os trabalhadores cumpram as normas da segurança tanto provenientes do Ministério do Trabalho quanto as estabelecidas pela organização.

Contar com equipamentos de segurança adequados e com os devidos conhecimentos reduz as chances de acidentes e potencializa a produtividade.

A importância de investir na segurança em suas obras