A importância dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual


02/03/2017 - Pashal

A integridade física no trabalho é um direito e dever do trabalhador e do patrão, respectivamente. Atualmente, a segurança no trabalho é um dos assuntos mais estudados para que haja aprimoramento. Se há segurança durante as atividades laborais todos saem ganhando.

Os Equipamentos de Proteção Individual são uma dessas medidas que visam a proteção física dos trabalhadores. Os EPIs, como também são chamados, são necessários nas atividades de construções, mecânicas, pinturas etc.

O EPI pode ser qualquer instrumento que garanta a saúde e proteção do trabalhador, como a luva necessária para proteção das mãos, o capacete, calçado apropriado para determinada atividade, proteção para ouvidos, óculos, uniforme adequado, entre outros.

Benefícios do uso dos EPIs para empregadores

A Segurança no trabalho se tornou um tema muito importante. A sociedade e a lei avançaram no sentido de querer buscar proteção rigorosa para os trabalhadores, mediante os terríveis acidentes que já aconteceram e que ainda acontecem.

Para quem é empregador, é muito importante estar atento ao uso de instrumentos que garantam a proteção do seu pessoal. Os EPIs, nos usos a que são destinados, servem para proteger trabalhadores de ocupações contra acidentes graves, mas não só isso. Eles também permitem que a produtividade seja mantida, fazendo com que o trabalho flua, sem preocupações maiores e isso, sem dúvida, é um grande benefício para empregadores.

Vantagens para os empregados

Enquanto que para os empregados as medidas de segurança podem evitar transtornos com o trabalho e justiça, para os funcionários ou colaboradores, os EPIs são essenciais para sua proteção vital e manutenção da saúde.

Quando a empresa pede que o colaborador use determinados equipamentos, é muito importante que o funcionário siga a recomendação, pois existem muitos casos nos quais, mesmo a empresa tomando todas as medidas para que o trabalho seja seguro, o próprio trabalhador se acidenta por negligência, por não querer utilizar os equipamentos necessários.

Os equipamentos são fornecidos pela empresa, portanto, o trabalhador não deve se preocupar em comprar nada e, além disso, geralmente todos esses equipamentos são previamente analisados pela equipe de segurança do trabalho.

O uso dos EPIs e o benefício de todos

Os EPIs são uma obrigação legal de toda empresa que trabalha com atividades de ocupação ou que precisa assegurar proteção ao trabalhador. É imprescindível que, tanto o empregador quanto o colaborador, estejam empenhados para o trabalho segurança. A empresa deve sempre buscar orientar seus funcionários ou colaboradores para utilização dos equipamentos.

A importância dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual