Importância do uso de formas e escoramentos nas obras


20/09/2017 - Pashal

O uso de formas é imprescindível para que o concreto possa ficar no formato adequado. Além da importância da utilização das formas, o escoramento é fundamental para garantir que a estrutura seja mantida rígida até a cura do concreto.


O que são as formas e por que o seu uso é tão importante?


As formas são estruturas usadas de maneira provisória no intuito de servir de molde para o concreto fresco. Elas têm como função principal moldar o concreto até que essa estrutura se torne autoportante. Um dos principais tipos de formas e também a mais usada é a forma com estrutura metálica.


O que garante às vantagens de usar formas deste tipo, é que ela pode ser facilmente reaproveitada. Outro benefício relativo ao uso do material, é que a estrutura em concreto adquire um acabamento perfeito. Este aspecto é extremamente importante haja vista que diminui a probabilidade de requerer correções em defeitos no concreto acabado.


Outra questão que merece ser mencionada no que tange à sua importância, é a durabilidade das peças metálicas. É possível reaproveitar a forma, sendo possível assim, usá-la novamente até 200 vezes. Sem dúvidas, a durabilidade e a qualidade proporcionada ao visual do concreto conferem um ganho fantástico no custo final do concreto. Como consequência, a obra reduz o seu custo e potencializa o seu lucro.


Por fim, as formas podem ser usadas em diferentes tipos de obras como estruturas residenciais, empresariais, edificações, fábricas e obras de infraestrutura. Assim sendo, a sua versatilidade acaba contribuindo para a diminuição do tempo de mão de obra de montagem, limpeza, manutenção e desmontagem. Como consequência, enxuga-se os prazos finais.


Uso de escoramentos: por que o seu uso é relevante?


Assim como o uso de formas, a implementação dos escoramentos nas obras é imprescindível para garantir a correta estrutura do concreto armado. Através dos escoramentos, é possível assegurar a rigidez da estrutura mesmo antes da cura do concreto. Além disso, esses materiais permitem que a execução da obra flua com mais segurança, menor prazo, qualidade e seja realizada conforme as expectativas de início de obra.


Para que a maior parte dos problemas seja evitado, é importante que as peças tenham uma distribuição adequada e de acordo às especificações do projeto de uso de formas e escoramentos.


Visto o exposto acima, percebe-se a necessidade de fazer bom uso das formas e dos escoramentos. Para potencializar a sua utilização, é fundamental prestar atenção à velocidade e a metodologia de lançamento do concreto, slump, temperatura, tipo de escoras, formas e estrutura.


Quer saber mais informações sobre este assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Importância do uso de formas e escoramentos nas obras