A importância na manutenção de equipamentos da Construção civil


05/07/2017 - Pashal

Ao falarmos do termo construção, logo vem a mente maquinário pesado, andaime e ferramentas. Estes são realmente necessários para que o trabalho seja feito e que tenha um bom andamento nos projetos de construção civil.

Mas se não houver manutenção destes equipamentos, muito pode ser perdido em produção, a vida útil destas ferramentas pode diminuir drasticamente, bem como pode haver riscos para operadores.

Por este motivo, é essencial dedicar atenção especial aos equipamentos de construção para aumentar sua vida útil para que possam operar dentro das limitações econômicas da empresa.

Saiba mais sobre a importância da manutenção dos equipamentos da construção civil.

Por que realizar manutenção de andaime, máquinas e outras ferramentas da construção civil?

É sempre importante realizar a manutenção de andaimes, máquinas e outros equipamentos utilizados na construção civil. Esta ação aumenta bastante a vida útil dos aparelhos, e visto que possuem alto valor financeiro, é preciso zelar para que continuem ajudando na produtividade de sua empresa, pois fazem parte também dos ativos dela.

Saiba o que você deve fazer a respeito da manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas de sua construtora e as vantagens deste procedimento:

· É importante proteger o patrimônio na esfera da construção civil, pois prevenir aumenta e muito a vida útil das máquinas e ferramentas, visto que possuem alto valor financeiro e são bastante significativas para sua empresa, pois fazem parte do ativo dela.

· Deve-se escolher o momento certo de parar a máquina, fazendo a programação da manutenção preventiva sempre durante um período de baixa utilização da mesma ou quando há menos demanda, o que reduz o impacto da ausência do maquinário na obra.

·  Ao fazer a manutenção preventiva, diminui-se custos com manutenções corretivas e de emergência, que são mais onerosas. O custo da manutenção preventiva é significativamente inferior e mantém as condições ideais para um bom funcionamento das máquinas e equipamentos.

·  Realizar manutenção, diminui o desperdício de materiais que estavam para serem usados por causa de uma máquina parada por motivo de manutenção corretiva, bem como diminui os gastos com mão-de-obra parada.

·  Realizar a manutenção, melhorar a qualidade do serviço executado pelas máquinas, atendendo assim as exigências dos órgãos fiscalizadores.

·  Uma manutenção bem-feita nas máquinas e equipamentos, garante mais segurança aos operadores, evitando assim acidentes por um mau funcionamento.

Planejar manutenções preventivas e também realizar as corretivas quando necessário, só traz benefícios para a Construção Civil.

Desta forma vistorias e consertos de máquinas devem ser implementados o mais rápido possível sempre que houver necessidade, pois assim, a construtora aumenta sua confiança nos equipamentos de trabalho, terá benefícios com redução de gastos com compras de máquinas novas e com a segurança de seus funcionários no canteiro de obras, pois evita-se que haja acidentes de trabalho.

Há também uma maior satisfação do cliente com ao projeto, que será entregue no prazo, sem atrasos e com um resultado de qualidade. Prevenir é sempre melhor do que remediar, o que para construtoras, isto também é essencial.

A importância na manutenção de equipamentos da Construção civil