A importância do trabalhador qualificado para sua obra


01/08/2017 - Pashal

A qualidade da mão de obra pode ser a causa de sucesso ou fracasso em uma empresa de construção civil. Há também uma escassez de trabalhadores que pode ser um problema no dia a dia de muitas empresas deste segmento.

Quando há uma deficiência na qualificação de profissionais na construção civil, há um entrave que impede a melhoria da qualidade dos serviços, fazendo cair a produtividade no setor.

É necessário sempre fazer uso de mão de obra especializada, pois há um risco no comprometimento da qualidade dos projetos, muitas vezes precisando realizar retrabalhos o que pode impactar na produção, custos e tempo para execução do projeto.  

Contrate trabalhadores qualificados para cada especialidade

Bons resultados em obras na construção civil não dependem somente de um bom projeto e de se ter materiais de qualidade, mas também do bom nível da mão de obra no que se refere a capacitação, que deve ser sempre especializada para cada tipo de serviço.

A execução de uma obra requer cuidados extras quanto ao uso de máquinas e equipamentos. Mesmo as pequenas coisas despercebidas, podem ocasionar falhas graves mais adiante.

Como por exemplo, o serviço de aluguel de andaimes, pode fazer parte da categoria de serviços simples, mas se os andaimes não forem construídos com precisão e técnica, podem ocasionar acidentes graves gerando prejuízos para as empresas que os alugam, bem como para os locadores.

Por isso é importante sempre ter profissionais capacitados para cada especialidade na construção civil. Vejamos algumas delas e cuidados a serem adotados na seleção de pessoal para executar os serviços:

· Colocação de pisos

Ter uma mão de obra na colocação de pisos é de grande importância, pois evita problemas, como marcas durante a instalação, além de poder garantir que não haja nenhum inconveniente no que se refere a questão da umidade. A execução desta especialidade por profissionais não capacitados pode ocasionar prejuízos irreversíveis.

·  Instalações hidráulicas

A qualificação da mão de obra nesta especialidade é tão importante quanto ter materiais de qualidade, afinal, se as instalações elétricas ou hidráulicas não estiverem de acordo com as normas técnicas, podem ocorrer erros graves, comprometendo os resultados esperados.

·  Montagem de Andaimes

Para montagem e desmontagem de andaimes, que geralmente são locados, é essencial que você utilize mão de obra qualificada para este trabalho.

Alguns tipos de andaimes precisam ser projetados para necessidades específicas de cada tipo de construção, é preciso elaborar um projeto de montagem e apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica com algumas informações técnicas próprias para este equipamento.

Tudo isso requer mão de obra qualificada vindas de uma empresa especializada, para que o os andaimes não deem defeitos, o que pode acarretar falhas de segurança.

Outro ponto bastante importante são os cuidados para manuseá-los e para a manutenção destes equipamentos. Profissionais que já tem conhecimento e são acostumados com o serviço sabem como manusear de forma correta todas as peças do andaime, além de também poder identificar quando há uma necessidade de manutenção preventiva.

A importância do trabalhador qualificado para sua obra