Lista de materiais de construção para edificações


28/02/2018 -

É colaborador na arte de construir, e quer entender melhor como recomendar a lista de materiais de construção, ou está pensando em construir e não sabe por onde começar?

Muitas pessoas preferem adquirir o material de construção antes mesmo de consultar um profissional, mas saiba que isso pode ser um erro, uma vez que fica fácil comprar materiais em proporção ou quantidades erradas, desperdiçando o dinheiro que poderia ser melhor gasto após a recomendação de um engenheiro.

Por isso, antes de começar a fazer a sua lista de materiais de construção, estude o projeto cuidadosamente ao lado do profissional escolhido e converse sobre as possibilidades de adaptação, se necessário.

Mas o segmento da construção, dificilmente pode ser submetido a economia, isso, porque as estruturas precisam receber materiais de boa qualidade, para não sofrer deterioração precoce ou mal desempenho, representando riscos a quem for utilizar essas edificações, ou resultando novos gastos com reformas precoces.

Por isso, quando o assunto é estruturas, não adianta economizar, e o melhor mesmo, é seguir as orientações de quem entende do assunto.

Outro fator importante ligado à lista de materiais para construção é a validade e armazenamento dos produtos após a compra, afinal de contas, é possível sim, comprar todo o cimento de uma única vez, desde que se tenha o cuidado de armazena-lo adequadamente, protegido da umidade e ação do tempo.

Uma alternativa é negociar com a própria empresa fornecedora do material, para que a entrega seja feita de maneira gradual, conforme a sua obra for avançando.

Á saber, basicamente, a lista de materiais de construção em fase de início das edificações estão relacionadas a estrutura e contam com:

  • Madeiramento
  • Ferros e estruturas pré-moldadas.
  • Cimento
  • Areia
  • Pedra ou variantes.
  • Equipamentos de segurança.

Importante lembrar que cada projeto exigirá materiais que respeitem o seu porte, sendo assim, cumpra essas exigências em prol da sua segurança e da segurança de quem for usufruir dessa edificação mais tarde.

Por que é importante calcular as proporções e quantidades da sua lista de materiais de construção?

Você provavelmente já ouviu dizer que, numa obra, os gastos finais podem superar em muito os números previstos no planejamento, sobretudo quando se fala na compra de materiais de construção estrutural. Mas mesmo que essa máxima seja muito difundida, ela não retrata necessariamente a verdade.

Com a ajuda de um construtor experiente e que sabem realizar corretamente os cálculos de equipamento necessário, é possível sim, manter os gastos com materiais de construção dentro dos limites de orçamento previstos no início do projeto.

Sendo assim, calcular as proporções e quantidades na hora de laborar a lista, é um cuidado essencial, que pode ajudar, não só a evitar o desperdício de materiais - coisa que costuma custar muito caro posteriormente - já que o descarte pode ser complicado, como também, impedir que seja necessário repor esses recursos ao longo do projeto, extrapolando o orçamento.

Sendo assim, lembre-se de colocar tudo na ponta do lápis, e respeitar as recomendações de segurança exigidas pelas agências reguladoras. A sua obra e orçamento, agradecem.

Lista de materiais de construção para edificações