Locação de andaimes simplesmente apoiado: conheça os modelos


04/01/2018 -

A locação de andaimes é um segmento que tem crescido junto com o próprio setor de construção civil. Trata-se de uma modalidade segura e econômica para construtoras e empreendedores, que principalmente prezam pela segurança, sem deixar de lado a importância de um trabalho bem feito e rápido.

Mas quem está começando a pensar em locação de andaimes, precisa entender que há diferentes tipos de equipamentos, e cada um deles é pensado para uma determinada função, e nesse segmento, o improviso pode ser arriscado. Por isso, saiba a seguir quais são os modelos disponíveis no mercado de locação de andaimes, e entenda qual pode ser o melhor para o que a sua obra precisa:

Confira os Modelos de Andaimes

Andaime Tubular

Um dos pioneiros e mais simples andaime do mercado. Indicado para pequenas construções residenciais pois não atende a norma NR18. Este tipo de estrutura oferece facilidade de adaptação e alta resistência da plataforma. Mas atenção, apesar de ser o mais utilizado em obras, o andaime tubular é indicado somente para estruturas de pequeno porte. É leve, fácil de montar, mas também exige a atenção de profissionais especializados na elaboração das estruturas.

Andaime Tubular NR18 ou Industrial

Também é um dos pioneiros e era bastante utilizado em industrias por ter guarda corpo conforme a norma NR18, porém sua escada de acesso era externa.

Andaime Fachadeiro

O andaime fachadeiro como o próprio nome já diz, é utilizado para fachadas pois sua montagem sequenciada permite atingir o comprimento necessário e altura de trabalho. Devido ser muito antigo também, existem muitos modelos no mercado ainda fora de norma com relação aos guarda corpos e as empresas que ainda mantém esse modelo tiveram que se adequar.

Andaime Tubo Equipado

O andaime tubo equipado é um andaime muito utilizado ainda em industrias, offshore e eventos. É um andaime que apesar de ultrapassado é muito versátil quando temos interferências pois sua montagem é feita através da ligação de braçadeiras em tubos de aço de 48,00mm. Seu ponto fraco é a dificuldade de montagem e a escada que é feita pela parte externa da estrutura.

Andaime Multidirecional

Esse é o andaime mais moderno do mundo, e no Brasil ele chegou há pouco mais de 10 anos. O andaime multidirecional é o mais rápido, seguro e versátil do mercado, pois seu encaixe é feito através de uma cunha encaixada em uma roseta. Além disso seu acesso é feito através de escada pela parte interna do andaime, com alçapão, o que o torna muito mais seguro.

Atenção:

Os profissionais que forem atuar no trabalho em altura sobre andaimes tubulares, precisam usar todos os equipamentos de segurança indicados nas normas. O cinto de segurança para evitar a queda mais indicado, é o tipo paraquedista, os óculos de proteção também são uma recomendação importante para a segurança dos profissionais, e além deles, os capacetes e as botas completam as exigências das portarias. Outra recomendação é: Trabalhe sempre dentro do andaime e não improvise quando o assunto for processos realizados em altura. Na construção civil, o profissionalismo é a melhor técnica.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre a locação de andaimes

Locação de andaimes simplesmente apoiado: conheça os modelos