Melhores práticas para locação de andaimes


10/04/2017 - Pashal

O mercado da construção civil vem crescendo muito e a tendência é continuar. Por isso, os serviços e produtos direcionados a atender as necessidades da área também aumentam. A concorrência é grande, as opções são variadas e vale a pena fazer uma boa pesquisa, verificar sobre as novas tendências em andaimes, os que oferecem mais segurança aos operários e, lógico, avaliar o atendimento e vantagens sobre formas de pagamento e entrega para que seja possível fechar uma boa negociação para ambos os lados.

O serviço de locação de andaimes é bastante procurado, pois é algo essencial para os construtores, visto que, para eles, acaba sendo mais viável alugar do que comprar, devido ser mais prático e o preço compensar mais.

Os andaimes são peças importantes nos trabalhos em superfícies verticais. Eles são essenciais para dar a mobilidade que o operário precisa para a realização de seu trabalho com segurança. Os andaimes são indicados na construção civil doméstica, obras, reformas, revestimentos de fachadas, montagens de estruturas metálicas, para pinturas e realizar manutenção residencial, industrial ou predial.

Algumas das melhores práticas na hora de alugar andaimes:

Saber a quantidade certa para alugar e o prazo;

Fazer várias cotações de tudo o que será necessário;

Avaliar se o custo é no modelo tradicional (por metro quadrado da locação por dia) ou se é a locação por preço global;

Verificar se a empresa de locação oferece andaimes desenvolvidos conforme as normas de segurança.

Verificar se contem identificação do fabricante e referência do tipo, lote e ano de fabricação de forma legível e aparente (norma do Ministério de Trabalho);

Checar se a empresa oferece suporte técnico na obra e como;

Certificar se o custo do transporte e descarga das peças está incluso no custo da locação;

Saber se a empresa locadora oferece armazenagem e guarda das peças;

Verificar quem será responsável pela montagem (locador ou locatário);

Saber como será prestada a manutenção e garantia;

Verificar no contrato as penalidades em caso de mau uso, extravio ou avaria das peças;

Programar e planejar os gastos que terá antes de fechar o contrato.

Vale ressaltar que o uso de andaimes exige um projeto adequado, com o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional responsável incluído, mão de obra treinada, equipamentos conformes e cumprimento das normas de segurança vigentes.

Toda etapa é crucial e importante na área da construção civil. A avaliação e escolha pela melhor empresa de locação de andaimes deve ser criteriosa, pois também faz parte de uma dessas etapas.

Melhores práticas para locação de andaimes