Normas de segurança para locação de andaimes


08/08/2017 - Pashal

Os andaimes estão entre os equipamentos mais importantes para viabilizar a execução de obras com eficiência e segurança, porém, para que essas qualidades sejam preservadas, a locação dessas estruturas deve seguir um conjunto de cuidados.

As Normas NR-18 dispõem de orientações para o dimensionamento, estrutura de sustentação e fixação de andaimes, todos realizados por um profissional habilitado. A importância que essas normas possuem se dá, principalmente, pelo fato de que a grande maioria dos acidentes de construção ocorrem devido à má sustentação das estruturas de andaimes, seja pela má montagem ou pelo mau uso (carga excessiva, por exemplo).

Um acidente com andaimes pode trazer prejuízos imensos à construção, custando, até mesmo, a vida de funcionários. Por isso, ao alugar um andaime, é de suma importância que o cliente observe e exija que a empresa contratada siga todas as normas de segurança previstas.

Quais são a normas de segurança que devem ser seguidas para o aluguel de andaimes?

Conheça, abaixo, algumas das principais normas de segurança para o aluguel de andaimes:

Identificação

A NR-18 exige a identificação obrigatória de todas as peças dos andaimes, gravada nos objetos de forma legível e facilmente encontrável, com a identificação do fabricante e/ou locador, referência do tipo, lote e ano de fabricação, de forma que seja possível localizar o fabricante ou locador em caso de problemas.

Montagem

É obrigatória, também, que a montagem dos andaimes seja realizada por profissionais legalmente qualificados, com treinamentos específicos para cada modelo de andaime, trabalho em altura e NR25.

Para a execução dessas medidas, é obrigatória a utilização de todos os equipamentos de segurança, como o uso do cinto tipo paraquedista com duplo talabarte, que possua ganchos de abertura mínima de 50 mm e dupla trava de segurança. Os funcionários também devem possuir crachá de identificação com a data do último exame médico ocupacional e treinamento.

Altura:

As torres dos andaimes não podem ultrapassar uma altura que seja 4 vezes a menor dimensão da base de apoio, a fim de garantir a sua estabilidade. É de responsabilidade do locador a orientação para essa regra, assim como a de cuidados com instalações próximas a redes elétricas.

Antes de alugar andaimes, é preciso verificar se a empresa contratada corresponde a todas as normas de segurança da ABNT, com equipamentos que estejam dentro de todos os padrões de segurança NR18 e disponha de funcionários experientes na montagem dessas instalações.

Normas de segurança para locação de andaimes