O que é barra de ancoragem?


26/04/2018 -

Construir exige investimento principalmente em fundação e estrutura. E a parte básica da estrutura de uma obra é com certeza um estágio crítico dessa realização. Sendo assim, provavelmente você já ouviu falar em concreto armado, ou seja aquele que depende de uma estrutura ou esqueleto. O concreto armado é o que dá suporte a casas e prédios e sem ele, seria impossível construir mais do que alguns poucos metros de altura.

Mas você sabia que as vigas feitas em concreto armado, não podem ser apoiadas sobre estruturas menos rígidas que elas mesmas?

Pois é, o concreto é um material pesado, resistente, e para sustentar o concreto armado é necessário fazer uso de uma barra de ancoragem, que deve possuir o mesmo potencial da estrutura que vai sustentar, ou seja, a de concreto.

Sem a barra de ancoragem dificilmente valeria a pena construir uma coluna e se isso fosse possível, dificilmente esta viga serviria para dar segurança real a edificação.

Analise o exemplo:

Imagine construir uma parede de alvenaria sobre a qual vai ser posta uma viga em concreto com armação de ferro. Ora, mesmo a parede mais resistente pode ter dificuldades em sustentar o peso dessa viga em longo prazo e com isso a construção pode sofrer rachaduras ou até desmoronar.

A importância da barra de ancoragem na construção civil

Agora imagine os riscos que podem advir, caso ainda se apoie algo sobre esta viga, como um piso de laje.

Como se pode perceber, mesmo com o apoio de estruturas de ferro, o concreto, apesar de rígido, necessita estar sobre uma superfície capaz de sustentar o seu peso, caso contrário, cederá. Afinal, frequentemente se apoiam andares inteiros sobre estruturas de concreto armado.

Mas sobre uma barra de ancoragem construída de modo adequado e que verdadeiramente o suporte uma viga de concreto que se apoia sobre ela, pode-se conseguir elaborar uma edificação muito alta, e capaz de resistir por longos anos e ainda suportar muito peso sem sofrer nenhum dano.

Como fazer uma barra de ancoragem?

Fazer uma barra de ancoragem depende de experiência no assunto, o conhecimento é necessário para compreender e empregar bem detalhes como nível e o uso dos nós.

Porque pouco adianta investir em uma boa junção de extremidades, se a viga estiver disposta em desnível, ou de nada vale nivelar adequadamente, sem saber ao certo como unir as extremidades das peças.

Entenda que: Basicamente as barras que formam a parte interna da armadura, ou seja, as ferragens da coluna, devem estar apoiadas de forma que a força a que estão sendo submetidas, possa estar totalmente apoiada em concreto.

Pode ser preferível transpassar razoavelmente essas medidas para proporcionar maior segurança a sua barra de ancoragem. Em alguns casos, se vê o emprego de amarrações secundárias, que também pode ser de grande utilidade.

Como escolher as medidas da ancoragem?

A ABNT estabelece medidas para que a ancoragem ocorra com segurança, e segundo a norma 1861: A barra de ancoragem precisa variar de acordo com peso que pretende suportar, e para saber mais sobre isso, é importante fazer os cálculos sobre a obra em questão.

Do contrário, pode-se gastar demais com equipamentos de grande porte, para uma obra de porte pequeno ou médio, ou então pode-se adquirir ferragens inadequadas para a proporção de peso, oferecendo risco.

Os tipos de ancoragem mais usados popularmente são: A ancoragem por aderência e a ancoragem mecânica, que faz uso de dispositivos mecânicos que podem ser acoplados a barra, como ganchos, por exemplo.

Entenda a sua obra para empregar o melhor modelo e cuide para que somente profissionais especializados realizem esse trabalho importante.

Com precaução e respeito às normas, toda a obra é um sucesso.

O que é barra de ancoragem?