O que é e para que serve um Andaime


13/10/2016 - Pashal

Sabe qual é uma das principais partes de uma obra? Preparar toda a estrutura de auxílio aos operários que trabalharão na obra: o barracão, ou área de vivência? os tapumes, que servem de proteção tanto para os trabalhadores da obra quanto para os transeuntes e os andaimes, que permitem o trabalho em lugares altos.


O que é um andaime


Você pode até não conhecer pelo nome, mas já deve ter passado por um ou visto em alguma obra. Andaimes são as estruturas montadas para dar acesso ­ e principalmente segurança ­ aos lugares altos. Há vários tipos de andaimes, construídos em vários materiais, mas o mais comum na construção civil é o de aço.


Há vários modelos de andaimes, mas os mais comuns são os tubulares, formando torres, apoiados sobre rodas ou bases, e os fachadeiros, que formam um painel, possibilitando um trabalho contínuo ­ esses são constituídos por barras, colunas e pisos. Os fachadeiros são aqueles que vemos “forrando” uma parede inteira.


Andaimes: para que servem


Andaimes são plataformas necessárias em qualquer obra, para os trabalhos que não possam ser feitos em segurança a partir do solo. São formados por painéis metálicos, guarda­corpo, escada, piso metálico e sapatas e rodízios.


Andaimes são imprescindíveis para que os trabalhadores consigam operar várias tarefas, principalmente aquelas que exigem atenção aos detalhes e perfeição no acabamento, como a pintura, por exemplo. Além disso, os andaimes também são úteis como apoio aos materiais de construção, como tintas e massas,


Soluções em andaimes


Quem vai reformar ou construir vai precisar dos materiais de apoio, incluindo o andaime, mas, o cliente pode contar com a locação desse tipo de material. Você loca os andaimes que vai precisar, pelo tempo necessário, assim como outros equipamentos da construção civil, que sejam necessários para a sua obra.


Quando você for pesquisar pela locação desses equipamentos, converse com a empresa de locação e tire todas as suas dúvidas, inclusive sobre as normas que regem, desde a construção até a montagem de andaimes, garantindo o compromisso da empresa com a preocupação em oferecer segurança aos seus clientes. Lembrando também que os operários que trabalharem em andaimes devem estar devidamente equipados com equipamentos de segurança ­ para trabalhos acima de dois metros de altura.

O que é e para que serve um Andaime