O que é preciso saber antes de realizar o aluguel de andaimes?


21/12/2017 -

Está pensado em alugar andaimes e não sabe por onde começar? Entenda que a variedade dessas estruturas pode ser grande e por conta disto, escolher o tipo certo de andaime pode depender do ambiente em que vai se realizar a obra.

Por exemplo, no caso de optar por andaimes modulares, o trabalho terá uma altura bastante limitada, enquanto que em caso de trabalho em via pública, é necessário escolher um modelo que não interfira no tráfego de pedestres, nem represente risco de choque elétrico. Por isso o primeiro passo para escolher bem o seu andaime é: conheça o projeto.

Também há outro fator relacionado à maneira mais inteligente de realizar o aluguel de andaimes, que é conhecer o mercado. Escolher corretamente a empresa que vai prestar esse serviço é um fator essencial para o andamento e o sucesso da obra.

Isso porque elaborar, montar e fornecer essas estruturas exige técnica, qualidade e muito profissionalismo e para não se expor ao risco nem aos de seus colaboradores, é preciso estar certo sobre qualidade e conservação das estruturas, bem como a postura das empresas em relação a isso.

Por isso, quando for realizar o aluguel de andaimes, leve em consideração estas informações:

  • Observe o histórico pregresso da empresa que vai prestar o serviço.
  • Certifique-se de que as estruturas foram analisadas periodicamente por um profissional especialista em segurança.
  • Procure contratos que sejam detalhados e especifiquem a responsabilidade do fornecedor em analisar a qualidade das estruturas.
  • Todos os acessórios de segurança, como escada, guarda corpo ou peças diagonais, precisam ser inclusos.
  • Observe as cláusulas do contrato e identifique como é feito o ressarcimento do material em caso de dano.
  • Entenda exatamente qual tipo de equipamento você precisa, para não alugar mais do que o necessário, nem menos.
  • Disponha das EPIs necessárias como cinto tipo paraquedista, capacetes, botas e etc.

Escolher e gerir o trabalho em andaime é uma grande responsabilidade

A dica para realizar um trabalho de qualidade, quando o assunto é altura, é: não improvise. Alugar o andaime certo para a sua obra é uma responsabilidade muito importante que pode resultar em um trabalho de qualidade ou uma verdadeira dor de cabeça.

Por isso, não escolha alugar o andaime pelo preço, nem suponha que um equipamento barato, pode ser o melhor caminho. Quando se fala nessas estruturas de segurança, é melhor sempre entender que certas coisas não devem ser negligenciadas. De acordo com cada tipo de obra que se vai realizar, há uma ferramenta específica para ajudar a concretizar o trabalho.

Para optar pela melhor estrutura de acesso, sem prejudicar o andamento do trabalho, nem representar nenhum tipo de risco aos trabalhadores, consulte um profissional que esteja apto a analisar o seu projeto.

Dicas extras para não erra na hora de realizar o aluguel de andaimes:

  • Para se ter uma ideia, saiba, por exemplo, que os andaimes modulares são indicados para construções de até 2,00m.
  • Andaimes motorizados podem conferir mais conforto aos seus colaboradores, o que pode refletir positivamente no andamento da obra.
  • Os profissionais que trabalharão na estrutura precisam receber treinamento específico.

O que é preciso saber antes de realizar o aluguel de andaimes?