O que são Andaimes Fachadeiros


28/11/2016 - Pashal

Por vezes, é necessário fazer serviços na fachada de uma casa ou prédio. No momento de realiza-los é preciso que o trabalhador tenha segurança e mobilidade para realizar o seu trabalho de forma adequada sem que aconteça um acidente de trabalho. Para isso, é preciso utilizar dispositivos especiais que garantam essas características e isso é obtido com os andaimes fachadeiros.

 

Esse tipo de andaime é uma estrutura provisória que permite que equipamentos e pessoas tenham acesso ao local de trabalho nas alturas. Ele é indicado para realizar os mais diferentes serviços tanto de alvenaria quanto acabamento nas fachadas dos edifícios residenciais e até comerciais. Mas além desses tipos de serviços ele também pode ser utilizado para fazer a manutenção das fachadas e também na indústria e obras de infraestrutura.

Principais características

A principal característica que os andaimes fachadeiros possuem são os seus painéis que possuem altura e largura adequadas para que os materiais e as pessoas consigam transitar por toda a fachada com segurança. Assim, o operário consegue ter acesso a totalidade da extensão da fachada sem ser preciso passar de uma torre individual para outra.

Principais tipos de andaimes fachadeiros

Basicamente, os principais tipos desse andaime são dois: Modular – esse é o tipo mais comum. Nele, existem painéis metálicos simples que podem ou não contar com escada acoplada tipo marinheiro, guarda-copo horizontal, diagonal de travamento no formato de X, pisos metálicos e/ou elementos nas horizontais para que suporte o piso em madeira, barras de ligação e escada interna com alçapão.

Multidirecional – é mais caro que o modular e sua utilização é mais comum em obras industriais e de infraestrutura. Nele, existem postes com rosetas e/ou estribos multidirecionais, travessa diagonal (horizontal e vertical) com pinças e engate, piso metálico que pode ou não ter apoio para forração em piso de madeira e escada interna que é opcional.

Onde se aplica

Os andaimes fachadeiros possuem uma versatilidade enorme. Por isso, podem ser aplicados para fazer:

 

  • Obras de reforma;
  • Revestimento de edificações;
  • Pintura de fachada;
  • Manutenção em prédios;
  • Estruturas tubulares para-lixo, manutenção industrial;
  • Reescoramento e escoramento de vigas e lajes;
  • Palanques de passarelas;
  • Troca de lâmpadas nos postes de iluminação;
  • Montagens das estruturas dedicadas a eventos culturais e esportivos;
  • Montagens de cenários.;

O que são Andaimes Fachadeiros