Dicas para obras em períodos de chuva


18/10/2017 - Pashal

Quando começa a chover aparecem muitas preocupações no canteiro de obras. Infelizmente, estas não são em vão. Muitas vezes, um mero descuido pode ocasionar um verdadeiro desastre no andamento de uma obra. Por esta razão é importante considerar que chuvas podem acontecer, isto é, durante o planejamento é necessário considerá-las.

 

Nos períodos de chuva, há quatro riscos fundamentais para serem considerados: perda de materiais, prejuízo com mão de obra, retrabalho e acidentes laborais. Sem dúvidas, estes riscos são bastante sérios e apenas uma ocorrência pode atrapalhar o resultado final da obra. Para evitá-los, é necessário prestar atenção nas medidas de segurança e ter sempre um plano B em mãos. Além disso, dicas são sempre bem-vindas para quem deseja potencializar as ações e evitar esses reveses por conta do clima.

 

4 dicas fantásticas para não correr riscos nas obras na chuva

 

Preste atenção porque as dicas a seguir poderão mudar completamente a sua percepção a respeito do planejamento e andamento da obra nos dias de chuva.

 

Planejamento deve contar com períodos de chuva

É praticamente impossível e imperdoável esquecer das chuvas na construção civil. Embora seja difícil ter 100% de domínio da previsão climática, é preciso planejar o cronograma das obras com certa folga. Neste sentido, vale a pena fazer pesquisas na internet e verificar o índice pluviométrico para o período. Mas atenção, as pesquisas virtuais devem ser feitas em sites idôneos de institutos sérios.

 

Equipe preparada sempre!

Não adianta falar de imprevistos climáticos se a sua equipe não tem ideia do que isso significa. Por esta razão, é indispensável que todos os membros dos grupos de trabalho tenham consigo os equipamentos de segurança individuais e os utilizem assiduamente. Outro ponto importante é recomendar o rápido armazenamento dos materiais assim que a proximidade da chuva for detectada. Isso evita acidentes e perdas de materiais. É importante ressaltar que há certos trabalhos que podem ser realizados nos dias de chuva e não oferecem perigos. Instrua bem a sua equipe!

 

O tal do plano B

Mesmo com um cronograma atualizado, o pessoal tendo cuidado e verificando regularmente os índices de chuvas, é possível levar um susto e ser surpreendido com chuvas. Por este motivo, o plano B torna-se indispensável. Efetuar o acabamento interno, colocar rebocos e pisos são alternativas ideais para os dias de chuva.

 

Sinal de alerta, não insista

Um dos erros mais frequentes nos canteiros de obras é perceber a iminência da chuva e continuar insistindo na realização de certos trabalhos. Evite situações que possam colocar em risco os trabalhadores e ocasionem a perda de materiais. Pense que os prejuízos não compensam a insistência. Reserve os dias de chuva para outros afazeres.

 

Nenhuma obra está livre dos períodos de chuvas. O ideal é investir nas atividades adequadas e preservar o bem-estar dos trabalhadores. Ao colocar em prática as dicas, você não somente estará promovendo a segurança da equipe como também estará agilizando os processos.

Dicas para obras em períodos de chuva