Onde utilizar vigas metálicas em estruturas residenciais


02/02/2018 -

Você já deve ter ouvido falar na utilização de , vigas metálicas na construção industrial. Mas e quanto ao emprego delas em estruturas residenciais? Pois é, apesar de serem usadas para obras de compleição muito mais robustas, as vigas metálicas quase nunca são vistas em construções residenciais, mas isso está mudando.


Aos poucos a grande indústria da construção civil está descobrindo que utilizar esses equipamentos em outros setores não relacionados a indústria pode representar um investimento inteligente e assim as vigas metálicas estão lentamente aparecendo aqui e ali, nas construções residenciais.

As vantagens das vigas metálicas

vigas metálicas são equipamentos de resistência singular e por isso podem significar um ganho significativo de tempo, sem comprometer de modo algum a estrutura residencial.


A utilização desses equipamentos pode ser muito bem recebida nas fundações estruturais, ou seja, na etapa de construção do projeto, bem como na finalização, já que com um pouco de criatividade, essas estruturas podem representar um benefício estético bastante interessante. Na construção, as vigas metálicas podem substituir vigas de madeira. Por formar uma estrutura leve e muito resistente, com ajustes de acessórios, torna-se um equipamento muito versátil.


Importantes aliadas na hora de gerar divisões sem que seja necessário construir paredes inteiras, elas podem dar uma maior sensação de amplitude, uma vez que aceitam, por exemplo a instalação de vidros temperados ou outras divisórias mais leves e rápidas de instalar como o Drywall, por exemplo. Sendo assim, essas estruturas garantem mais versatilidade na criação desses espaços, garantindo resistência e tranquilidade por muito mais tempo. Veja a seguir outras utilizações para as vigas metálicas na construção de projetos residenciais:


  • Elaboração de escoramentos;
  • Como sustentação horizontal de cobertura;
  • Reforço de estruturas centrais;
  • Criação de ambientes cobertos em áreas externas.

Os diferenciais das vigas metálicas

Apesar de pouco utilizada em residências, a durabilidade das vigas metálicas é um espetáculo à parte. Trata-se de um material capaz de resistir a longos anos sem que seja necessário fazer a substituição. Por isso, o custo benefício das vigas metálicas é o melhor do mercado, quando o assunto é base estrutural.


O emprego desse material também atende a outra demanda muito importante: a velocidade na entrega da obra.


Nos últimos anos, o setor de construção civil tem registrado um aumento significativo na quantidade de empreendimentos iniciados, e por causa da exigência de agilidade dessas construções, novamente as vigas metálicas acabam sendo uma opção mais interessante. E como se não bastasse o custo significativamente mais baixo, o fator agilidade na instalação e a resistência desse material, os diferentes formatos dessas ferramentas, permitem que as vigas metálicas possam ser usadas em quase todas as etapas da construção residencial de modo inteligente e econômico.


Mas apesar de todas essas vantagens, ainda assim, há poucos profissionais que se consideram aptos para trabalhar com esse material, e por isso o segmento ainda enfrenta resistência de alguns colaboradores. Afinal de contas é mais comum que as estruturas residenciais sejam feitas com bases de madeiramento e alvenaria.


No entanto, vale a pena entender que quando se deseja investir em segurança e economia a longo prazo, as vigas metálicas podem ser a melhor escolha. Por isso, encontre profissionais que saibam operar esse material adequadamente, ou quem sabe, se torne um especialista no setor, as vantagens são inúmeras e o futuro das edificações residências está sendo construído sobre bases resistentes como as vigas metálicas.

Onde utilizar vigas metálicas em estruturas residenciais