Para quê serve a barra de ancoragem?


09/05/2018 -

Quem passa o dia entre os equipamentos de segurança e as estruturas de grande porte, comuns na construção civil, sabe que a barra de ancoragem, apesar de pequena, trata-se da principal peça, que possibilita a elaboração de todo esse trabalho.

A ferramenta chamada barra de ancoragem, é uma peça metálica em cilindro roscado, com dispositivos em aço, chamados de Porcas. Estes acessórios possibilitam o travamento da barra de ancoragem, para que se possa erguer pilares e andaimes, muros e paredes. Impedindo que essas construções sofram qualquer tipo de oscilação.

Por isso, as barras de ancoragem podem ser tratadas também como equipamentos essenciais para garantir a segurança física de quem realiza trabalhos em altura.

Por que investir em barras de ancoragem para travamento de estrutura?

Também chamado de travamento metálico, a barra de ancoragem é fácil de instalar e bastante interessante do ponto de vista econômico, já que permite que essa etapa do processo seja realizada de modo muito rápido dando agilidade a obra.

Afinal de contas, as mega construções exigem maquinas e estruturas robustas, capazes de estabelecer um apoio suficiente para que diversos profissionais atuem ao mesmo tempo.

Sendo assim, como garantir a qualidade final do trabalho sem pensar na segurança das estruturas desde o início?

É por isso que investir em peças que previnam esses acidentes, se trata de uma estratégia inteligente.

As organizações reguladoras do setor concordam com o fator prevenção e já estabeleceram a barra de ancoragem como um artigo essencial entre as ferramentas necessárias para a construção civil. Mesmo assim ainda há quem prefira improvisar quando o assunto é travamento de estruturas, mas isso nunca é uma boa ideia e pode causar desperdício de material, necessidade de reformas precoces e o mais grave entre os imprevistos: Os acidentes de trabalho.

Veja a importância da estabilidade nas grandes construções

Por ser um equipamento versátil, através das barras de ancoragem é possível dar início a sustentação do concreto armado de maneira mais segura, afinal, apesar de o concreto se tratar de uma substancia com alto teor de resistência após secagem, em período de aplicação esse material exige muito apoio para evitar desnivelamento e rachaduras.

Mas há alguns cuidados que se deve tomar quando o assunto é barra de ancoragem e a seguir vamos listar alguns deles:

As barras de ancoragem só podem ser instaladas por colaboradores capacitados para este serviço.

Apesar de fortes, as barras de ancoragem não foram feitas para serem lançadas ou marteladas.

Apertar demais não é sinônimo de garantir mais força a sua estrutura. Esse tipo de ação pode danificar a sua barra de ancoragem, comprometendo a segurança da construção ou andaime, e é claro, pondo em risco os colaboradores que dependam da sua estabilidade.

Barras de ancoragem também são econômicas.

Afinal, as peças permitem que com o encaixe adequado grandes estruturas possam ser erguidas, sem que haja dependência de compra de madeiramento.

Alugar as barras de ancoragem é sinônimo de economia nos seguintes aspectos:

· Instalação rápida.

· Evita a necessidade de descarte de entulho, frequentemente volumoso, quando os travamentos são feitos de modo improvisado.

· As barras de ancoragem alugadas recebem manutenção e trato adequado, o que garante que cada uma das peças preserve a sua capacidade de prover segurança sem custar grandes somas ao proprietário da obra.

· As barras de ancoragem podem variar em forma e potencia de acordo com a função destinada.

E como vimos, investir em barras de ancoragem é uma iniciativa inteligente e de baixo custo, para quem constrói o futuro com bases sólidas.

Para quê serve a barra de ancoragem?