Para que serve o sistema de Escoramento na Construção Civil


23/01/2017 - Pashal

Escoramentos são amparos colocados na forma para que aguente sua própria carga de peso até que o concreto esteja completamente resistente, assegurando uma perfeita acomodação da concretagem. Pode ser utilizado também como sistema de suporte para alguns equipamentos da construção. É um sistema extremamente importante por trazer segurança para a construção civil.

Obrigatoriamente precisam de escoramento todas as formas para concreto que não estejam diretamente sustentadas sobre outra estrutura existente ou sobre o solo. O tempo necessário de escoramento depende das características de cada projeto, podendo variar de acordo com o clima, uso de outros elementos na obra entre outros.

São encontrados diversos tipos de escoramentos, que podem ser metálicos ou de madeira, cada um com um objetivo específico.

Tipos de Escoramento

• Aprumador, que faz o nivelamento das formas de concreto ou madeira.
• Escoramento de Base Dupla, que dá apoio e escoramento para a laje.

Engenheiros especializados fazem projetos específicos para escoramentos nas obras, para que assim não sejam usadas peças em posições ou em quantidades erradas. O projeto que chega à construção contém todas as informações necessárias e precisas quanto às distâncias e cotas, quais peças deverão ser utilizadas além de informações importantes sobre a montagem dos componentes, para que a preparação seja realizada com segurança.

Geralmente esses projetos são desenvolvidos pelas empresas que fornecem os equipamentos, então podem surgir algumas diferenças nos desenhos de cada projeto, mas as informações básicas para montagem do escoramento estarão disponíveis. Ainda assim, se surgir alguma dúvida, deve-se consultar a assistência técnica do fabricante. Outra dica é utilizar o catálogo dos produtos, que sempre contém informações técnicas relevantes sobre os componentes do sistema.

Como sempre existe um grande problema de desperdício nas construções, que ocorre graças à perda de materiais, contratação de mão de obra não qualificada e aplicação inadequada do material para os serviços realizados, um escoramento bem planejado e projetado, além de uma escolha apropriada dos equipamentos, fazem com que se tenha muito menos desperdício. Garantindo assim uma obra mais limpa, uma produção mais ágil e racional, causando um custo muito menor no fim da construção além de diversas vantagens técnicas.

Para que serve o sistema de Escoramento na Construção Civil