Para que servem as Escoras Metálicas


07/11/2016 - Pashal

Sempre que se fala em obra, o pensamento associa a tijolos, cimento, cerâmica, areia e toda sorte de material necessário para que se consiga erguer uma edificação. Dificilmente lembramos dos equipamentos que são imprescindíveis para que isso se torne possível, como os andaimes e as escoras, estas últimas extremamente necessárias para as atividades de cimbramento.


O cimbramento é um suporte provisório, formado por elementos como escoras, torres, longarinas e barrotes, que apoiam as vigas e lajes, dando suporte às cargas atuantes e as passando ao piso (ou ao pavimento inferior).


As escoras metálicas, também conhecidas por pontuais, são dispositivos de apoio à vigas e lajes. São fabricadas com tubos de aço e têm o ajuste de aproximação de altura feito pelo travamento de um pino macho dentro de um tubo fêmea, com ajuste final por meio de um copo roscado com alças. Ou seja, acaba também com o uso de “calços”.

Vantagens do uso de escoras metálicas


O uso de escoras metálicas na obra apresentam algumas vantagens, como praticidade e um alto ganho em segurança. Com relação a custos, ao longo da obra o uso de escoras metálicas pode representar uma redução, já que é um equipamento de bastante durabilidade. Além dessas, outras vantagens podem ser pontuadas:


  • montagem rápida e ágil, são ágeis e resistentes?
  • proporcionam um nivelamento perfeito, com ajuste milimétrico de altura?
  • o equipamento pode ser aproveitado totalmente em reescoramentos?
  • redução com os custos de mão de obra?
  • alto coeficiente de segurança?
  • ao substituir o uso de madeira, ajuda na preservação do meio ambiente.

O reescoramento citado nas vantagens, em que as escoras podem ser aproveitadas, é a retirada da forma e do escoramento de uma lage ou viga e a sua substituição por um escoramento reduzido. É bastante comum essa prática, mas há critérios a serem seguidos, para evitar o risco de problemas. O reescoramento proporciona uma economia na execução da estrutura e absorve cargas de escoramento da próxima lage.


Escoras metálicas ­ onde encontrar


Os responsáveis pela obra podem optar pela locação de escoras metálicas. As empresas que prestam esse serviço dispõem de soluções específicas para cada tipo de obra, ou seja, dispõem de tipos de escoras para cada tipo de obra. Além das escoras, ao contratar a locação, o cliente também terá acesso às opções em acessórios que ajudam com a otimização de tempo e na qualidade da obra, como tripés, cruzetas, vigas metálicas, forcados fixos ou ajustáveis e outros. Tenha em mente que o aluguel de escoras metálicas pode garantir mais agilidade na sua obra, além de custos reduzidos e que ao locar esse equipamento, terá acesso a equipamentos modernos e adequados ao tipo de obra.

Para que servem as Escoras Metálicas