Para que servem as braçadeiras?


21/03/2018 - Pashal

Os trabalhadores da construção civil já estão acostumados com as braçadeiras. Porém, muitas pessoas podem até conhecer o produto, mas não sabem qual é a sua função.

Nessa área, todo componente é importante, desde o pequeno até o maior. Por isso, conhecer sobre as braçadeiras é gerar mais segurança para a sua obra.

 

O que fazem as braçadeiras

Antes de mais nada, é preciso saber que existem braçadeiras de diversos tipos. As que serão tratadas nesse texto são as braçadeiras utilizadas em andaimes. Os andaimes são equipamentos de segurança utilizados em canteiros de obras.

Dessa forma, os trabalhadores podem subir grandes alturas em segurança. Porém, montar um andaime não é nada fácil e requer peças muito específicas. Uma dessas peças é a braçadeira.

De maneira geral, as braçadeiras são peças feitas de metal, e por vezes de alumínio, que são usadas para fixação, No caso dos andaimes, as braçadeiras também desempenham a função de fixação para que os andaimes possam ser pisados pelos trabalhadores sem correr risco de acontecer algum acidente.

As braçadeiras fazem a conexão dos tubos para que a estrutura do andaime seja fixada da maneira correta. Logo, os tubos e braçadeiras são produtos que sempre são utilizados juntos na instalação e um andaime.

Todo andaime precisa de tubos para criar uma grande estrutura. Porém, esses tubos só podem ser conectados por meio das braçadeiras que são aplicadas entre os tubos.

 

Tipos de braçadeiras

As braçadeiras podem variar de tamanho e também de onde serão utilizadas na estrutura do andaime. Como já dito, é preferível que elas sejam feitas em aço resistente, porém, em alguns casos, braçadeiras de alumínio podem dar conta do recado.

Um dos tipos de braçadeira que existe é a braçadeira de canto, onde ela possui um formato em T, geralmente onde poderá conectar de três ou mais tubos no andaime. Após a conexão dos tubos e das braçadeiras, é necessário apertar as porcas para que a fixação do andaime fique completa.

Mas nem sempre as braçadeiras são utilizadas nos cantos. Elas também podem ser utilizadas no formato horizontal. Dependendo do tamanho do andaime, os tubos podem se conectar de maneira horizontal no andaime.

Dessa forma, se faz necessária a aplicação de uma braçadeira nesse lugar. Isso tudo vai depender do tipo de andaime utilizado e do tamanho do mesmo. Por isso é preciso verificar os tipos de braçadeiras que devem ser utilizadas nesse andaime.

Outro diferencial das braçadeiras é que elas podem ser programadas para rodar. Como assim? É simples. As braçadeiras rotativas proporcionam aos trabalhadores a possibilidade de criar novas angulações.

As principais braçadeiras do mercado contam com fabricação em aço de alta qualidade. As braçadeiras passam por um processo de endurecimento para aumentar ainda mais a resistência do produto.

Os grampos fabricados em aço são muito mais fortes e resistentes do que os fabricados em alumínio. Porém, a aplicação de cada braçadeira vai depender do local onde ela será aplicada. Por vezes, a braçadeira de alumínio já basta para o objetivo.

Nota-se que as braçadeiras são equipamentos muito importantes no momento de constituir uma obra. Os andaimes são produtos que precisam seguir normas específicas para poderem operar. Porém, não são só os andaimes que são avaliados.

Os componentes como um todo também passam por um processo de avaliação. Por isso, na montagem do andaime, não esqueça de priorizar braçadeiras e tubos que sejam feitos com material de qualidade.

Além disso, tenha um estoque de braçadeiras diferenciadas, pois nunca se sabe quando precisará de uma em ocasiões especiais. Compre braçadeiras que sejam referência no mercado e que sejam utilizadas por grandes empresas em grandes obras.

Para que servem as braçadeiras?