Por que utilizar Escoras Metálicas na sua Obra


21/12/2016 - Pashal

Quando se fala em construção, logo se pensa nos materiais básicos e essenciais, como tijolos e cimentos, porém, pouco se lembra das estruturas que tornam uma obra viável, como os andaimes e as escoras metálicas.

 

As escoras metálicas, ou pontuais, são equipamentos importantíssimos para viabilizar uma construção, uma vez que elas têm por objetivo oferecer apoio provisório à obra, servindo de escora para elementos estruturais, como lajes e vigas, suportando a carga até que a estrutura adquira a resistência necessária para se manter.

 

Sua fabricação é feita através de tubos de aço de altura ajustável através do travamento do pino em tubos, com o fechamento final feito por um copo roscado com alças. É muito fácil e prático de se utilizar e, por ter altura ajustável, dispensa o uso de “calços” de apoio.

 

As escoras metálicas são muito simples e fáceis de utilizar, porém, para que ofereçam um apoio seguro, é preciso que sejam feitas com materiais de primeira qualidade. Além do mais, elas apresentam ainda a vantagem de uma maior segurança e sustentação em relação às escoras de madeira, que ainda são utilizadas em 80% das obras, normalmente feitas de eucalipto.

 

Quais são as vantagens das escoras metálicas?


As escoras metálicas oferecem algumas vantagens quando comparadas às escoras de madeira, como, por exemplo:
  • Possuem alta durabilidade e podem ser reaproveitadas inúmeras vezes, adequando-se a diferentes obras, enquanto que as escoras de madeira podem sofrer estragos com mais facilidade.
  • Por serem produzidas segundo a normatização NR-18, oferecem maior segurança preventiva contra acidentes. Já as escoras de madeira dificilmente são feitas com material certificado, oferecendo riscos de não oferecerem a sustentação esperada.
  • Ao contrário de algumas escoras de madeira, as escoras metálicas não correm o risco de deixar resíduos.
  • São melhor ajustáveis, dispensando o uso de calços.

 

Por que utilizar Escoras Metálicas na sua Obra