Quais as melhores barras de ancoragem para formas?


08/03/2018 - Pashal

Quem trabalha na construção civil, precisa estar atento aos equipamentos e produtos utilizados. Quando se trata de segurança, priorizar a qualidade é essencial. Ainda mais em produtos como a barra de ancoragem. Ela desempenha um papel importante nas obras e na hora de escolher, é preciso apostar nas melhores barras de ancoragem.

Como saber quais as melhores barras de ancoragem?

As barras de ancoragem são muito utilizadas nas obras e são importantes, pois funcionam como uma forma de sustentação. A barra de ancoragem serve para travar as formas de concreto ou de outro material, como madeira, na construção civil.

Geralmente, esse tipo de barra é confeccionado em aço galvanizado. Isso acontece porque é um material que gera resistência, característica precisa no caso da barra de ancoragem.

Uma das barras de ancoragem mais típicas utilizadas no mercado é a que possui flange. Nesse caso, o kit da barra de ancoragem conta com a barra que é roscada, a flange e uma porca borboleta. Se for da preferência, a barra de ancoragem pode ser utilizada com duas porcas.

Existem diversos tipos de barra de ancoragem no mercado da construção civil. Para escolher a melhor delas, é preciso pesquisar bastante. Isso porque você deve evitar comprar barras de ancoragem de empresas que não passam a barra por todo processo seguro de produção, como o recozimento do metal, por exemplo.

A barra de ancoragem é considerada o método de travamento preferido por quem trabalha na construção civil. Isso porque o seu manuseio é simples, ao mesmo tempo que requer alguns cuidados.

A barra de ancoragem precisa ser manuseada da maneira correta. Somente dessa forma ela poderá desempenhar sua função, que é fornecer segurança para toda estrutura que é construída.

Como manusear corretamente a barra de ancoragem

No momento de manusear a barra de ancoragem, independente do modelo, existem regras padrões. Uma delas é não bater na porca para forçar o travamento da forma. Nesse caso, o ideal é usar o sextavado para essa função.

Outra dica ligada diretamente com anterior é não fazer pressão na porca. Assim como no caso dos parafusos, se forem muito pressionadas, as porcas podem perder a sua força e acabaram frouxas. Assim, não tem como travar corretamente a forma com a barra de ancoragem.

Depois da parte de concretar, é necessário observar se existem sujeiras de concreto nas roscas. Elas precisam ser bem limpas para que o travamento das formas com a barra de ancoragem seja pleno. Quando for fazer a limpeza das roscas, não utilizar nada além de água.

Tipos de barras de ancoragem disponíveis no mercado

Se você ainda está buscando o melhor tipo de barra de ancoragem para a sua obra, pesquise. Existem muitos tipos e diversos tamanhos. Uma barra de ancoragem pode ou não conter flange.

Além disso, ela pode apresentar outros tamanhos, além do clássico 5/8. Existem outras medidas disponíveis. Em questão de altura, uma barra de ancoragem pode chegar até 6000mm, o que equivale a 6 metros de altura.

Quando for comprar a barra de ancoragem, tenha em mente que o melhor produto vem de um fornecedor que é reconhecido no mercado da construção civil.

O produto deve vir com nota fiscal, além do manual de instruções e todos os componentes que serão utilizados. Não compre barra de ancoragem de procedência duvidosa. Esse ato pode colocar em risco toda a obra.

Por mais que uma barra de ancoragem seja resistente, é preciso ter cuidado no que se refere ao armazenamento delas. Por isso, nunca trate a barra de ancoragem de forma brusca, jogando elas ao chão. Dependendo de como for, ela pode perder sua força.

Quais as melhores barras de ancoragem para formas?