Quais os cuidados nos projetos de escoramentos


13/09/2017 - Pashal

Os projetos de escoramento demandam cuidado, principalmente quando se trata de estruturas de concreto em balanço. Para que elas possam ser projetadas corretamente, é fundamental prestar atenção nos seguintes aspectos:

 

1- Segurança em primeiro lugar

 

O primeiro ponto a considerar em um projeto de escoramento é a sua segurança. Sendo assim, contar com um correto planejamento e desenvolvimento reduz as chances de algo dar errado durante a sua execução. Para que as estruturas em balanço sejam seguras, é fundamental que exista sólida base técnica. Assim sendo, é primordial que o projeto conte com cortes e vistas das etapas e possua o máximo de informações demandadas para a sua realização.

 

No que se refere aos materiais utilizados, é importante que se conte com o auxílio técnico da empresa responsável pelos equipamentos. Isso toma proporções maiores quando se fala dos cuidados relacionados à montagem e manutenção. Normalmente, a primeira etapa é efetuada fora do pavimento em concreto, por isso há mais chances de acidentes caso o sistema de segurança não seja corretamente alocado. Neste sentido, é indispensável que os trabalhadores contem com equipamentos individuais de proteção.

 

2- Vãos com tamanhos adequados

 

Quando os vãos superam os dois metros, é preciso prestar mais atenção ainda ao projeto de escoramento. Assim sendo, é preciso garantir que os materiais tenham elevada resistência à torção e contem com maior rigidez. Esta última característica é imprescindível para evitar deformações excessivas. Quando os vãos na estrutura em balanço assumem mais de três metros, é preciso recorrer ao uso de treliças no projeto.

 

3- Produtividade em cheque nos projetos de escoramentos

 

O fato de contar com estruturas prontas ou semiprontas é um diferencial bastante importante no canteiro de obras. É importante garantir a qualidade desses materiais a fim de certificar que a produtividade do pessoal que trabalha no canteiro será preservada ou potencializada. As escoras metálicas são fantásticas porque já chegam ao canteiro em perfeito estado para serem montadas. Este aspecto pode ser considerado uma vantagem importante, haja vista que reduz o tempo dedicado à instalação. Além disso, escoras metálicas de boa qualidade já prontas para serem montadas contribui para a redução do desperdício de materiais.

 

A realização de um projeto de escoramento correto e bem delineado ajuda na otimização dos processos da obra, contribuindo assim para a produtividade, qualidade e segurança.

 

Assim sendo, escolher escoramentos metálicos de procedência garantida faz toda a diferença no andamento da construção.

Quais os cuidados nos projetos de escoramentos