Quais os tipos de andaimes disponíveis para locação?


25/03/2019 -

Andaimes são estruturas necessárias nas construções para dar acesso e realizar trabalhos em locais altos, o que facilita o dia a dia dos funcionários e resulta em melhor entrega da obra.

Os andaimes normalmente são feitos de madeira, alumínio ou aço. Podem ser usados na área externa ou interna dos mais diferentes tipos de construções ou de reforma, sendo considerados equipamentos extremamente uteis.

Para escolher o andaime mais apropriado para cada tipo de obra, é preciso avaliar o trabalho que será realizado, o tipo de obra (construção ou reforma) e o terreno em que será feito o trabalho.

Os tipos de andaimes existentes são:

  • Fachadeiro;
  • Móvel;
  • Em balanço;
  • Suspenso;
  • Cadeira suspensa;
  • Tubular;
  • Industrial;
  • Multidirecional.

O andaime fachadeiro é composto por partes modulares e isso permite a montagem de vários níveis independentes. É ideal para trabalhos em fachadas.

O andaime móvel é semelhante ao fachadeiro, mas possui apoio sobre rodas. É ideal para superfícies planas e serviços de instalação e acabamento, por exemplo.

O andaime em balanço é uma composição fixa ou deslocável que fica para fora da construção. É usado em situações em que é necessário acessar algum ponto da construção onde não é possível ou não é viável o apoio do andaime no solo. Neste caso, o andaime é projetado para fora do perímetro da construção sendo ancorado por itens de fixação ou outro andaime dentro da estrutura construída.

O andaime suspenso é uma plataforma apoiada por vigas e suportada por cabos de aço que fazem com ele suba e desça. É indicado para serviços de reparo, limpeza, revestimento externo de prédios e locais com mais de um andar, por exemplo. Ele permite mobilidade, segurança e produtividade aos operários.

A cadeira suspensa é uma cadeira presa a um cabo de aço e suspensa por guinchos ou manivela. É indicada para locais que outros andaimes não podem ser utilizados ou locais fechados e com pouco espaço.

O andaime tubular é uma estrutura metálica que forma torres que podem ser apoiadas por rodas ou base fixa. É o tipo de andaime mais comumente utilizado nas obras.

O andaime industrial é muito semelhante ao tubular, porém seu sistema de trava em X traz mais segurança ao trabalhador.

O andaime multidirecional é composto por peças verticais e horizontais unidas por um encaixe rápido tipo cunha. É indicado para obras que necessitam de flexibilidade, velocidade de montagem e onde há interferências que impedem a montagem de um andaime convencional.

Comprar ou locar andaimes? Qual a melhor opção?

De acordo com os especialistas, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa e detalhada levando em consideração vários aspectos para definir qual é a melhor opção. Existem vantagens e desvantagens na compra e na locação dos equipamentos de construção.

A locação dos andaimes é mais vantajosa financeiramente. A compra costuma ter um valor maior quando se trata de andaimes.

Com a locação é possível, primeiramente, escolher o tipo de andaime mais adequado para cada obra e depois devolvê-lo sem ter a preocupação de armazenamento deles. Andaimes são equipamentos grandes que requerem um bom espaço para serem armazenados.

A manutenção dos andaimes também é algo a ser analisado. Quando se faz a locação do equipamento, a manutenção deles é por conta da empresa que presta o serviço. Quando o andaime é comprado, é preciso um funcionário atento e especializado nessa manutenção e na montagem dos mesmos com intuito de manter a integridade física dos equipamentos. Lembrando que cada tipo de andaime tem um tipo de montagem diferente, lembrando quepara cada montagem é necessário um projeto executivo de montagem. A falta de manutenção e a falta de projetos de montagem traz riscos à obra e aos funcionários.

É preciso avaliar todos os prós e contras levando em consideração todos esses aspectos e pensando no melhor custo-benefício na hora de optar pela compra ou locação dos andaimes.

Quais os tipos de andaimes disponíveis para locação?